header top bar

section content

VÍDEO: Em Cajazeiras, presidente da OAB-PB diz ser contra posse de arma: “Índices de mortes aumentam”

Paulo Maia se declarou um pacifista e afirmou que armar os cidadãos não contribui com a redução da violência e com um clima de paz

Por Jocivan Pinheiro

21/01/2019 às 15h51

O presidente da OAB Paraíba, Paulo Maia, declarou que é contra o decreto assinado pelo presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL), que facilita o porte de armas para civis.

Considerando-se um pacifista, o advogado que está no segundo mandato como presidente da OAB-PB diz que as estatísticas provam que armar os cidadãos não contribui com a redução da violência e com um clima de paz.

“O que eu vejo são elementos que não apontam para a detenção da arma [porte] como um fator inibidor da criminalidade. Muito pelo contrário. Os índices de mortes violentas aumentam quando há o acesso às armas. Então, eu acredito que isso não é o que vai resolver o problema da violência”.

VEJA TAMBÉM

Padre diz que decreto de Bolsonaro é prestação de contas às empresas de armas que o financiaram

Paulo Maia, presidente da OAB-PB

Paulo Maia ressalta problemas graves de segurança pública no Brasil e diz que compreende o clima de impotência na sociedade brasileira.

“Eu sei que a segurança pública está falida, o crime campeia, o cidadão comum está ilhado, preso, e os bandidos estão soltos; os agentes de segurança estão sucateados. Então, isso dá uma sensação de impotência muito grande no qual o acesso à arma parece ser a válvula de escape e a solução para todos os problemas”.

No entanto, o presidente da OAB-PB acredita que a solução é investir na segurança pública. “Eu não uso arma, nunca usei arma e não será uma arma que irá me fazer reagir a um assalto”, frisou.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: