header top bar

section content

VÍDEO: Historiador explica por que Padre Gualberto foi o ‘Padre Rolim do século XX’ em Cajazeiras

Para Chagas Amaro, o Monsenhor Luis Gualberto de Andrade foi a segunda figura mais importante para a educação de Cajazeiras e região

Por Jocivan Pinheiro

17/10/2018 às 14h14 • atualizado em 17/10/2018 às 14h20

Se estivesse vivo, Monsenhor Luis Gualberto de Andrade teria completado 97 anos de vida no dia 14 deste mês. Para falar sobre as ações do padre na região, sobretudo no campo educacional, ninguém melhor do que o professor e historiador Chagas Amaro, que foi uma espécie de discípulo do Monsenhor Luis Gualberto, sendo inclusive nomeado vice-diretor do extinto colégio Diocesano Padre Rolim na época em que o Monsenhor era diretor daquela instituição de ensino.

Para Chagas Amaro, o Monsenhor Luis Gualberto de Andrade foi a segunda figura mais importante para a educação de Cajazeiras e região, atrás apenas do Padre Inácio de Sousa Rolim.

Entre outras coisas, o Monsenhor chegou a acumular três cargos de diretor de estabelecimentos de ensino ao mesmo tempo. São eles o colégio Diocesano Padre Rolim, o colégio Nossa Senhora de Lourdes e a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FAFIC). Faculdade esta que, segundo Chagas Amaro, foi ‘ressuscitada’ pelo padre.

VEJA TAMBÉMPadre cita obras e revela segredo do ‘profeta que ergueu a Diocese de Cajazeiras’

Monsenhor Luis Gualberto de Andrade

Destacam-se ainda no seu currículo a direção do Liceu Paraibano, do Colégio Estadual de Pombal, da 9ª Gerência Regional de Educação e a reitoria do Seminário Nossa Senhora da Assunção, em Cajazeiras. Como diretor do Colégio Nossa Senhora de Lourdes, fundou o curso técnico profissionalizante de laboratório; e como diretor da FAFIC, implantou o curso de Enfermagem.

“Tudo isso mostra o quão importante foi o Monsenhor Luis Gualberto de Andrade para a educação de Cajazeiras. Eu diria que foi a grande figura que deu continuidade à obra educacional iniciada no século dezenove pelo padre mestre Inácio de Sousa Rolim. Ele foi o Padre Rolim do século vinte na história da educação de Cajazeiras. A ele toda a Cajazeiras e região devem”, ressaltou Chagas Amaro.

Túmulo do Padre Gualberto na Catedral de Cajazeiras

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: