VÍDEO: Para professor de Sousa, dizer que direitos humanos “defendem bandidos” é um discurso midiático
Professor doutor em Sociologia, Eduardo Pordeus ministrou palestra sobre o tema em Cajazeiras
Direitos humanos são um dos temas mais polêmicos do Brasil e divide opiniões. É comum ouvir ou ler pessoas afirmando que direitos humanos “defendem bandidos”. Outros tentam desmistificar essa questão.
É o caso do professor doutor em Sociologia Eduardo Pordeus Silva, que leciona na UFCG de Sousa e nesta semana ministrou uma palestra sobre o tema na Faculdade Santa Maria, em Cajazeiras. Para ele, dizer que os direitos humanos “defendem bandidos” é um discurso midiático.
“É um discurso restrito, limitado, midiático. Direitos humanos são um elemento que decorre de conquistas importantes que não dizem respeito a bandidos. Isso é um discurso isolado e equivocado”, disse.
VEJA TAMBÉM: Seminário discute direitos humanos na Faculdade Santa Maria, em Cajazeiras
Eduardo Pordeus ministrou a palestra durante o I Seminário do Pacto de Educação em Direitos Humanos da FSM. Ele ressalta que eventos como esse têm a preocupação em não difundir essa ideia e buscar superá-la.
“A gente não pode repetir atrocidades passadas sob a alegação de que há um problema atual, relegando os direitos humanos a um plano secundário. É importante porque diz respeito a todos, é um direito de todos. Aquela ideia de Estado e súdito está superada”.
Ele completa salientando que direitos humanos “tem a ver com autonomia, respeito e desenvolvimento da personalidade, seja individual ou coletivo. Que saia das salas para ser das pessoas”.
DIÁRIO DO SERTÃO
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário