header top bar

section content

VÍDEO: Agrotóxico está matando os peixes do Açude Grande de Cajazeiras, e secretário alerta a população

TV Diário do Sertão constatou dezenas de peixes mortos boiando na água nesta segunda (26)

Por Jocivan Pinheiro

26/02/2018 às 16h37 • atualizado em 26/02/2018 às 17h06

O Açude Grande de Cajazeiras, localizado no Centro da cidade, está sendo vítima de um desastre ambiental. De acordo com o secretário executivo de Meio Ambiente, peixes estão morrendo envenenados.

José Maria Gurgel acompanhou a equipe da TV Diário do Sertão até o açude, na manhã desta segunda-feira (26), e constatou dezenas de peixes mortos boiando na água e também na beira do manancial.

O secretário disse que os animais estão sendo mortos envenenados por um agrotóxico chamado Tordon, que é colocado nas lavouras pelos agricultores.

VEJA TAMBÉM: Câmara Municipal de Cajazeiras e Assembleia Legislativa fazem audiência pública no Leblon para discutir revitalização do Açude Grande

Secretário executivo de Meio Ambiente, José Maria Gurgel, exibe peixes mortos no açude

José Maria Gurgel explica que o Tordon dizima plantas com folhas e deixa somente o mato na lavoura, por isso é bastante usado por agricultores que alegam não terem trabalhadores à sua disposição para fazerem manualmente essa limpeza.

Acontece que as chuvas estão arrastando as plantas envenenadas para rios e açudes. O resultado disso é a contaminação da água e a morte de peixes e até de camarões.

José Maria Gurgel alerta a população, pois, mesmo sendo poluído, o açude é fonte de subsistência de muitas famílias de Cajazeiras que estão correndo sério risco caso se alimentem dos peixes.

Peixes mortos na beira do açude

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: