Após anúncio da retomada das obras, TV Diário do Sertão mostra imagens aéreas exclusivas da Transposição
Projeto de integração do Rio São Francisco prevê a construção de mais de 700 quilômetros de canais de concreto em dois grandes eixos (norte e sul)
Há muito tempo que o nordestino sabe que as obras de Transposição do Rio São Francisco são a redenção hídrica para a região castigada pela seca prolongada.
O projeto de integração do Rio São Francisco com bacias hidrográficas do Nordeste Sententrional prevê a construção de mais de 700 quilômetros de canais de concreto em dois grandes eixos (norte e sul) ao longo dos Estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte para captação de água do rio. Neste trajeto, o projeto prevê a construção de nove estações de bombeamento de água.
O Estado da Paraíba já recebeu as águas do Velho Chico com a inauguração do Eixo Norte da Transposição no mês de junho deste ano, beneficiando diretamente o Cariri paraibano, enquanto que no Eixo Norte as obras estavam paralisadas há muito tempo, devido a uma decisão judicial em que o Ministério Público Federal pediu para investigar a licitação do trecho.
Esse impasse mobilizou deputados, senadores, igrejas, prefeitos, vereadores, lideranças comunitárias, sindicalistas e a imprensa em uma visita técnica às obras do Eixo Norte no mês de junho deste ano. A mobilização teve efeito instantâneo. Um dia após a visita técnica, o Supremo Tribunal Federal cassou a liminar e liberou a retomada das obras do Eixo Norte.
Uma equipe da TV Diário do Sertão acompanhou a visita técnica e colheu imagens exclusivas da grandiosidade da obra no seu Eixo Norte, que, segundo o Ministério da Integração Nacional, deverá ser concluída no início do próximo ano, trazendo água para os Estados de Pernambuco, Paraíba (Sertão) e Rio Grande do Norte.
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário