Em audiência proposta por Wilson Filho em Uiraúna, secretário promete ordem de serviço do Eixo Norte da Transposição em dez dias e ramais para mais dois açudes da região – Assista ao vídeo!
Durante toda a audiência, as atenções estavam voltadas para Antônio de Pádua, secretário nacional de Infraestrutura Hídrica do Ministério da Integração Nacional
Na manhã desta sexta-feira (09), o auditório da Fundação Educacional Lica Claudino ficou completamente lotado com as presenças da classe política da região e da sociedade em geral. Isso porque aconteceu na cidade de Uiraúna uma audiência pública proposta pelo deputado federal Wilson Filho (PTB-PB) para tratar da conclusão do Eixo Norte da Transposição do Rio São Francisco.
O Sertão da Paraíba enfrenta uma das piores secas das últimas décadas. Com a escassez de chuva, a conclusão do Eixo Norte da Transposição se torna a única saída para matar a sede dos sertanejos.
Devido à problemática da falta d’água, durante toda a audiência as atenções estavam voltadas para Antônio de Pádua, secretário nacional de Infraestrutura Hídrica do Ministério da Integração Nacional. A esperança era de que ele pudesse trazer alguma ‘boa nova’ ao povo sertanejo. O secretário avaliou de forma positiva o evento e revelou que falta apenas assinar a ordem de serviço para retomar a obra.
“Nós tivemos a oportunidade de nivelarmos as informações, mostrar o comprometimento do ministro Jader Barbalho [Integração] e do Governo Federal com esta causa. A Transposição do Eixo Norte é uma prioridade, como está sendo o Eixo Leste. Nós temos mais de 200 engenheiros aguardando a liberação da ordem de serviço. Estamos com a empresa ganhadora do consórcio extremamente mobilizada, então estamos prontos para começarmos a obra e colocarmos em prática todo o cronograma planejado.”
O deputado estadual Renato Gadelha (PSC) esteve presente no evento representando a Assembléia Legislativa da Paraíba e demonstrou sua preocupação com a morosidade da obra. “Serviu como um alerta. É mais para chamar a atenção de que se a gente não correr rápido, vamos ter o colapso que foi evitado em Campina Grande.”
Já o vereador Benevenuto Claudino (PSD), da cidade de Uiraúna, avaliou positivamente o evento, mas cobrou mais celeridade em tirar do papel o projeto que leva as águas do ‘Velho Chico’ à sua cidade.
“Deu para entender que a conclusão do Eixo Norte que beneficia o município de Uiraúna, o projeto ainda está sendo elaborado. Então é pouco o que foi prometido para uma Transposição tão badalada. Precisamos amiudar cada vez mais essas audiências e cobras mais das autoridades.”
Representando os prefeitos da região de Cajazeiras, Chico Mendes (PSB), prefeito do município de São José de Piranhas, destacou as preocupações dos atuais administradores com a conclusão da obra da Transposição.
“Esse debate é construtivo. Acho que nós saímos vencedores porque o Governo Federal leva daqui a impressão de que nós dessa região precisamos muito de que essas obras andem, porque nós não podemos mais esperar na velocidade que está.”
O ex-senador Wilson Santiago (PTB-PB) destacou a luta da classe política para que as águas cheguem até o Alto Sertão paraibano. “A população cobrou do Governo Federal a realização dessa obra que vem a passos de tartaruga. Mas felizmente temos hoje à frente da Secretaria Nacional de Infraestrutura Hídrica um piauiense, homem que conhece a realidade do Sertão e que sabe as necessidades da sua população.”
O deputado federal Wilson Santiago Filho (PTB-PB), propositor da audiência, ficou muito feliz com a presença das autoridades do Sertão da Paraíba e destacou os compromissos do secretário nacional com a conclusão das obras do ‘Velho Chico’.
“Daqui nós saímos com muitos resultados positivos e com alguns deveres de casa. Todas as perguntas foram feitas, todas as perguntas foram respondidas; a população participou, o secretário pôde fazer seus compromissos e eu saio daqui muito feliz de ter participado e de ter tido a iniciativa.”
Segundo Wilson Filho, o secretário projetou que daqui a cerca de dez dias a ordem de serviço será assinada e obra será reiniciada com prazo de conclusão de 6 a 7 meses. Antônio de Pádua também teria garantido a ligação do Eixo Norte com a Barragem de Capivara e o açude Lagoa do Arroz.
DIÁRIO DO SERTÃO
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário