header top bar

section content

Cajazeiras: Mãe de jovem com doença rara pede ajuda para custear cirurgia e alimentos

Gerziano Souza sofre de Neurofibromatose, doença genética rara que provoca o crescimento anormal de tecido nervoso pelo corpo

Por Luis Fernando Mifô

31/10/2016 às 16h43 • atualizado em 09/11/2016 às 14h01

Aos 30 anos, é comum à maioria das pessoas ter uma vida agitada em meio aos estudos, trabalho e diversão. Mas para Geziano de Souza Braga a realidade é bem diferente. Preso em seu quarto por conta de uma doença genética rara, ele passa o dia deitado na cama sob os cuidados da sua mãe em uma casa no bairro Vila Nova 3, em Cajazeiras.

Gerziano vive deitado em seu quarto

Geziano vive deitado em seu quarto

Geziano tinha uma rotina normal até 2006, quando foi diagnosticado o primeiro tumor de uma doença rara chamada Neurofibromatose. Foi preciso então fazer a primeira cirurgia, e a partir daí começou o sofrimento de toda a sua família. O jovem já precisou fazer oito cirurgias, todas custeadas pela família, que precisou vender a maioria dos seus bens para que o tratamento do filho fosse garantido.

A reportagem da TV Diário do Sertão visitou a casa onde o jovem mora e conversou com a sua mãe, a dona de casa Francisca de Souza Braga, que contou como os sonhos de seu filho foram interrompidos pela doença e revelou que a situação financeira da família hoje é bastante delicada, já que muitas vezes eles deixam de comprar comida para bancar o tratamento do jovem.

Gerziano já passou por oito cirurgias

O jovem já passou por oito cirurgias

Antes da doença, Geziano trabalhava normalmente, porém nos dias atuais vive em total dependência da mãe, que apelou para que o Governo do Estado possa arcar com o tratamento tendo em vista que a família não tem mais condições de custear as cirurgias do jovem, que até o final do ano precisa de outra intervenção para a retirada de tumores.

A Neurofibromatose é uma doença genética rara que provoca o crescimento anormal de tecido nervoso pelo corpo, formando pequenos tumores externos chamados de neurofibromas. O tratamento pode ser feito através da cirurgia para remover os tumores que estão provocando pressão sobre órgãos ou através da radioterapia para reduzir o seu tamanho. Porém, não existe um tratamento que garanta a cura ou que impeça o aparecimento de novos tumores.

Para procurar ajuda, a família tenta arrecadar fundos para a realização de uma nova cirurgia para Geziano. Quem deseja ajudar pode entrar em contato através do número (83) 99141-6721 ou (83) 99104-1132. Qualquer tipo de ajuda financeira pode ser depositada na CONTA POUPANÇA 36.687-0, AGÊNCIA 0099-X, VARIAÇÃO 51, Banco do Brasil, em nome de Geziano Souza Braga.

Geziano quando ainda não tinha a doença (Foto: arquivo pessoal)

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: