Presidente do COREN parabeniza SAMU de Sousa por obedecer resolução federal; veja!
Esse é um serviço gratuito, que funciona 24 horas, por meio da prestação de orientações e do envio de veículos tripulados por equipe capacitada, acessado pelo número 192
O presidente do Coren, Ronaldo Miguel Beserra em sua página nas redes sociais, parabenizou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) da cidade de Sousa, sertão do estado, por trabalhar com equipes completas, no atendimento aos munícipes.
A cidade de Sousa obedece a Constituição Federal de acordo com a lei nº 7.498, de 25 de junho de 1986, Art 15 e Resolução do COFEN Nº 487/2015 que define em tese a presença do Enfermeiro em todas as equipes de saúde.
Para cada ambulância básica (USB), há a presença de um técnico de enfermagem, enfermeiro e condutor socorrista. Para atendimentos de maior gravidade, as ambulâncias de suporte avançado (USA) conta com um médico, enfermeiro e condutor socorrista, além dos serviços da motolância (MT) atendendo às situações de urgência e emergência.
Veja também!
Após polêmica do fim do SAMU, presidente do COREN diz que país não vive sem o órgão
COMO FUNCIONA
O SAMU 192 tem como objetivo chegar precocemente à vítima após ter ocorrido alguma situação de urgência ou emergência. Trata-se de um serviço pré-hospitalar, que visa conectar as vítimas aos recursos que elas necessitam e com a maior brevidade possível.
Esse é um serviço gratuito, que funciona 24 horas, por meio da prestação de orientações e do envio de veículos tripulados por equipe capacitada, acessado pelo número 192 e acionado por uma Central de Regulação das Urgências.
O atendimento do SAMU 192 começa a partir do chamado telefônico, quando são prestadas orientações sobre as primeiras ações. O serviço pode ser acessado gratuitamente pelo número 192, a partir de qualquer telefone, fixo ou móvel. A ligação é atendida por técnicos, que identificam a emergência e coletam as primeiras informações sobre as vítimas e sua localização. Em seguida, as chamadas são remetidas ao Médico Regulador, que presta orientações ás vítimas e aciona as ambulâncias quando necessário.
O SAMU 192 é um serviço territorializado e móvel. As ambulância são distribuídas estrategicamente, de modo a otimizar o tempo-resposta entre os chamados da população e o encaminhamento aos serviços hospitalares de referência. A prioridade é possibilitar a cada vítima um atendimento no menor tempo possível, inclusive com o envio de médicos conforme a gravidade do caso. As unidades móveis podem ser ambulâncias, motolâncias, ambulanchas ou aeromédicos, conforme a disponibilidade e necessidade de cada situação, sempre no intuito de garantir a maior abrangência possível.
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário