VIXE! Energisa vai acabar com mais de 1,5 mil ‘gatos’ e ligações clandestinas de energia em Sousa. Vídeo!
A Energisa prevê encontrar mais de 1,5 mil irregularidades, e, com isso, diminuir os índices de perdas, combatendo o furto de energia na cidade
Uma operação foi iniciada desde a quarta-feira (08) na cidade de Sousa, no Sertão da Paraíba, para combater ligações clandestinas de energia elétrica. Segundo a concessionária de energia da Paraíba, Energisa, foi registrado um desvio que gerou um prejuízo R$ 5,4 milhões à empresa e uma perda financeira de R$ 1,2 milhão para o governo paraibano, proveniente de repasses de impostos. Além da Energisa, Polícia Civil e Instituto de Polícia Científica (IPC) participam da ação.
A previsão é de que a operação dure cerca de 30 dias. Conforme levantamento feito pela concessionária, o desvio registrado em Sousa foi de 9,5 mil Kw/h, quantia que representa 11,38% de toda energia distribuída para o município sertanejo. Em nota, a Energisa destacou que o desvio gera “perdas financeiras do Estado da Paraíba, com a ausência do recolhimento do ICMS, valor este que poderia ser investido em melhorias em saúde, educação e infraestrutura na região”.
As ações acontecem em toda zona urbana da cidade, com ênfase em áreas comerciais e unidades residenciais de alto porte. A Energisa prevê encontrar mais de 1,5 mil irregularidades e, com isso, diminuir os índices de perdas, combatendo o furto de energia na cidade, fiscalizando grandes clientes comerciais e residenciais de alto poder aquisitivo.
O furto de energia elétrica representa risco de morte, tanto para os que interferem no sistema elétrico à revelia da distribuidora, quanto para os consumidores. Além da cobrança dos valores desviados, os responsáveis pelo desvio de energia respondem a processo por crime contra o patrimônio e podem pegar até 8 anos de prisão.
Veja também!
Presidente da Energisa nega “gatos” e manda recado duro para clientes: “Não terá perdão”
DIÁRIO DO SERTÃO
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário