Comunidade no Orkut defende mudança no nome de São José de Piranhas para Jatobá
Uma comunidade no Orkut formada por piranhenses e filhos adotivos, denominada de “JATOBÁ JÁ”, vem dando início a um movimento que defende a idéia de se fazer um plebiscito para se decidir sobre a troca do nome da cidade de São José de Piranhas para Jatobá. Inquietação esta, que sempre gerou debates e esteve viva […]
Uma comunidade no Orkut formada por piranhenses e filhos adotivos, denominada de “JATOBÁ JÁ”, vem dando início a um movimento que defende a idéia de se fazer um plebiscito para se decidir sobre a troca do nome da cidade de São José de Piranhas para Jatobá. Inquietação esta, que sempre gerou debates e esteve viva na mente daqueles que sonham que a cidade volte a ter o nome que um dia já foi seu, Jatobá. “Se você acha que Jatobá é mais apropriado do que São José de Piranhas, participe da comunidade JATOBÁ JÁ”, diz o Dr. Júlio César Rolim, responsável pela comunidade que vem ganhando novos adeptos.
Fundada em 1885, a cidade já passou por várias mudanças, ou melhor, trocas, tanto de local como de nome. Inicialmente localizada onde hoje é o distrito de Piranhas Velha, chamava-se São José de Piranhas de Cima, em virtude de sua localização na margem do Rio Piranhas. Com a construção do açude do Boqueirão na década de 1930, uma nova sede foi inaugurada em 1937, no sítio Jatobá. A partir desta data a cidade mudou de nome para Jatobá. Já em 1952 pela lei n° 800 voltou a ter o nome original, São José de Piranhas, permanecendo até hoje.
Por esse motivo, muitos piranhenses defendem a idéia da realização de um plebiscito para a população escolher se prefere que a cidade continue com o nome de São José de Piranhas ou mude para Jatobá. Tarefa essa que compete a os novos (nove) vereadores eleitos. Enquanto isso, o movimento ganha novos adeptos.
E você, qual a sua opinião? Vote na enquete realizada pelo portal www.radarsertanejo.com e manifeste-se a favor ou contra a troca do nome da cidade de "São José de Piranhas" para "Jatobá".
Dida Gonçalves
® www.radarsertanejo.com
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário