Açude Boqueirão será vistoriado por técnicos do Ministério da Integração
Uma equipe do Ministério da Integração fará uma vistoria no açude Engenheiro Ávidos, mais conhecido como Boqueirão, para garantir a segurança da estrutura física do açude. A solicitação partiu do deputado Marcondes Gadelha (PSB) e visa tranqüilizar a população de Sousa e cidades vizinhas quanto ao risco de rompimento de Boqueirão e a conseqüente inundação […]
Uma equipe do Ministério da Integração fará uma vistoria no açude Engenheiro Ávidos, mais conhecido como Boqueirão, para garantir a segurança da estrutura física do açude. A solicitação partiu do deputado Marcondes Gadelha (PSB) e visa tranqüilizar a população de Sousa e cidades vizinhas quanto ao risco de rompimento de Boqueirão e a conseqüente inundação das cidades no caminho das águas.
"Esse medo é antigo na região, mas acreditamos ser pouco provável que isso aconteça", explica Marcondes. O deputado disse ter buscado o ministério depois do anúncio de que o inverno de 2009 será rigoroso. "Várias pessoas me procuraram falando do medo de inundação. Há também a possibilidade de termos muita chuva no próximo ano. Como já passamos por uma tragédia esse ano, achei prudente verificar a estrutura de Engenheiro Ávidos".
Sousa sofreu com as fortes chuvas no primeiro semestre de 2008 e os reservatórios da região, como São Gonçalo, Lagoa do Arroz e Engenheiro Ávidos, verteram com lâminas acima de 1 metro. "Se as previsões se confirmarem, é importante termos certeza da segurança dos reservatórios", ponderou Marcondes.
Uma outra medida de segurança além da visita deverá ser tomada. O deputado estadual Leonardo Gadelha (PSB) solicitou à superintendência do Dnocs na Paraíba que mantenha o nível do açude de Boqueirão no limite de segurança. "Queremos o compromisso de que o reservatório não passará dos 170 milhões de metros cúbicos, que é o limite de segurança".
Leonardo acredita que a medida deverá manter a calma no sertão. "A cidade de Sousa passou por sérios problemas por conta das chuvas. Hoje já temos experiência e dessa forma acreditamos antecipar algumas medidas e minimizar os danos no caso de chuvas intensas". O parlamentar informou que pretende visitar o açude esta semana e verificar o estado de conservação do local. "Fiz uma visita no período de chuvas e devo voltar lá nos próximos dias para obter informações quanto à segurança em Engenheiro Ávidos".
Fonte: Assessoria de Imprensa
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário