Deputado tirará licença até julho
Erasmo Lucena assumirá mandato na Câmara Federal
Entre junho e julho próximos, está programada uma licença de 121 dias do deputado federal Wilson Braga (PMDB). Ele deve alegar necessidade de cuidar da saúde. Em seu lugar, deve assumir o primeiro suplente Erasmo Rocha de Lucena (PMDB). Provavelmente, a licença de Braga ocorrerá logo após o retorno do recesso parlamentar no Congresso.
Braga (foto) foi eleito em 2006 com 113.557 votos. Já Erasmo Lucena ficou na primeira suplência peemedebista com 17.328 votos. Será a primeira vez, desde a posse dos atuais deputados federais, que um aliado do atual governador José Maranhão (PMDB) deve tirar licença do mandato.
Erasmo teve o seu diploma ameaçado. Mas em 12 de dezembro do ano passado, o ministro Marcelo Ribeiro, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), manteve o diploma de Erasmo, em decisão individual que negou recurso contra o suplente do Partido Republicano Progressista (PRP) da Paraíba.
O partido alegou que Erasmo de Lucena foi condenado por crime ao meio ambiente – pichar edificação ou monumento urbano. Em sua defesa, o suplente afirmou que a decisão na ação penal condenatória não teria transitado em julgado.
Na decisão, o ministro Marcelo Ribeiro diz que, nos autos, a Justiça Federal informa a ausência de trânsito em julgado da condenação e que, no caso, essa condição é obrigatória para o reconhecimento da suspensão dos direitos políticos.
Erasmo chegou a ser cogitado para um cargo de primeiro escalão do governo José Maranhão, mas, até agora, não foi aproveitado. A licença de Braga teria o aval de Maranhão.
Erasmo Lucena foi superintendente da Sudema e gerente executivo do Ibama na Paraíba.
Da redação com Hermes de Luna
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário