header top bar

section content

‘O Lula está preso, eu não, babaca!’, diz Ciro ao ser chamado de corrupto

O ex-candidato à Presidência se exaltou em evento com estudantes na Bahia

Por O Globo

08/02/2019 às 07h17

Ciro Gomes (PDT-CE) se irritou com militantes do PT em um evento da UNE em Salvador (BA) (Foto: Matheus Alves / CUCA da UNE/Reprodução)

O ex-ministro Ciro Gomes , candidato derrotado do PDT à Presidência no ano passado, criticou apoiadores do Partido dos Trabalhadores ( PT ) na manhã desta quinta-feira em evento da União Nacional dos Estudantes (UNE), em Salvador. O episódio lembra aquele que o irmão de Ciro, o senador Cid Gomes (PDT-CE), protagonizou durante a campanha presidencial em um ato a favor de Fernando Haddad (PT-SP), quando se irritou com militantes e os respondeu com a frase “O Lula está preso, babaca”.

Hoje, Ciro se alterou logo que começou a falar. Ele foi interrompido em meio a críticas que ele fazia ao PT.

— Imagina um jovem num bar agora obrigado a defender corrupção, ladroeira, aparelhamento do Estado, fisiologia, formação de quadrilha — discursava Ciro, ao ser interrompido sendo chamado de “corrupto”.

Mais irritado, retrucou:

— Eu não sou não, eu estou solto, 38 anos de vida pública e nunca respondi por nenhum malfeito. Eu sou limpo! Engole! O Lula está preso, babaca! Provocou, vai ouvir. — disse o pedetista em referência ao ex-presidente, que ontem foi condenado pela segunda vez na Operação Lava-Jato .

Em seguida, após uma reação crescente da platéia com gritos de “Lula, Livre!”, Ciro tentou mediar a situação dizendo que sempre ajudou o petista em todas as suas eleições. Ainda em meio a reações da plateia, voltou a criticar o discurso hegemônico no PT de que Lula seria um preso político.

— Companheiros, companheiras, nós fomos humilhantemente derrotados por essa estratégia. Insistir nela afunda o Brasil — disse, deixando o palco antes de utilizar todo o tempo que tinha para falar.

Apesar das vaias e de gritos de ordem, Ciro também foi saudado e aplaudido por parte dos estudantes. Ao final do evento, em entrevista coletiva, minimizou a reação e voltou a criticar o PT.

— A cúpula do PT virou uma organização criminosa e transforma certa militância apaixonada no mesmo fenômeno do ‘bolsominion’. Eles não querem ver o real. É paixão — disse.

A participação ocorreu no debate “Os desafios da conjuntura para o desenvolvimento nacional”, na 11ª Bienal da UNE. A direção da entidade é composta majoritariamente pela juventude do PC do B.

Nesta tarde já estava marcado um “Cortejo Lula Livre” na programação na Bienal. contra a nova condenação de Lula, agora no processo sobre o sítio de Atibaia. Segundo a organização do evento, trata-se de “mais uma condenação sem provas imposta ao ex-presidente”.

O secretário nacional de Movimentos Populares do PT Ivan Alex, a vice na chapa de Guilherme Boulos a Presidência Sônia Guajajara (PSOL) e a presidente do PC do B e vice-governadora de Pernambuco Luciana Santos também foram convidados para a mesa.

Ivan Alex defendeu a postura do PT, partido que compõe a direção executiva, minutos após a fala de Ciro.

— Para nós, defender o Lula é uma opção histórica, é defender a esquerda, é defender o Brasil — sintetizou Ivan.

Dino foi chamado de presidente
Depois das vaias a Ciro, o governador do Maranhão, Flávio Dino (PC do B), foi recebido aos gritos de “presidente do Brasil” pelos estudantes em Salvador. Aliados do comunista reconhecem que Dino flerta com uma candidatura presidencial em 2022, mas ele ainda não quer botar o bloco.

A UNE é um tradicional reduto do PC do B, que domina sua diretoria já há alguns anos. Dino, porém, não tem andado apenas entre os “seus”. O governador tem dado palestras a empresários e industriais no Brasil e no exterior. Sua eventual candidatura em 2022 representaria mais uma divisão na esquerda, uma vez que PT e PSOL têm um histórico de lançar nomes próprios, e Ciro Gomes (PDT) também tenta se viabilizar.

Fonte: O Globo - https://oglobo.globo.com/brasil/2019/02/07/3046-lula-esta-preso-eu-nao-babaca-diz-ciro-ao-ser-chamado-de-corrupto

Recomendado pelo Google: