header top bar

section content

VÍDEO: Após pescador capturar jacaré em São Gonçalo, bombeiros alertam para o perigo de manusear o animal

Cabo Francisco Fredson explica que o animal que aparece no vídeo é um jacaré de papo amarelo, mais comum na região litorânea do estado. No entanto, possivelmente essa espécie chegou ao Sertão por meio do comércio ilegal

Por Jocivan Pinheiro

15/09/2023 às 17h57 • atualizado em 15/09/2023 às 17h59

Após um pescador capturar um filhote de jacaré no Açude São Gonçalo, no município de Sousa, nesta sexta-feira (15), o repórter Bruno Rafael, da TV Diário do Sertão, conversou com o comandante do 6ª Batalhão do Corpo de Bombeiros, major Everson Caldas, e com o cabo Francisco Fredson, para saber o que se deve fazer ao se deparar com um animal como esse em rios e açudes.

Primeiro, major Everson Caldas informa que o DNOCS (Departamento Nacional de Obras Contra as Secas), órgão que administra açudes federais na região, proíbe tomar banho no manancial de São Gonçalo. Mesmo assim, se alguém encontrar um jacaré fora do seu habitat, deve acionar os Bombeiros, IBAMA ou a Polícia Ambiental.

Cabo Francisco Fredson explica que o animal que aparece no vídeo é um jacaré de papo amarelo, mais comum na região litorânea do estado. No entanto, possivelmente essa espécie chegou ao Sertão por meio do comércio ilegal. “Talvez esses animais tenham sido inseridos nos rios que desaguam no São Gonçalo e terem sido encontrados por pescadores”, disse.

Major Fredson orienta que não se deve manusear esse tipo de animal para evitar incidentes com o ser humano e com o próprio bicho. “Ao encontrar esse animal, devem ligar para o Corpo de Bombeiros para que possa ser feito o resgate e a soltura em local apropriado”, ele explicou.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: