header top bar

section content

VÍDEO: Cadela ‘devota’ surpreende ao participar de todas as missas e cortejos em São João do Rio do Peixe

Segundo relatos de fieis, Pretinha sempre fica atenta aos sermões durante as missas e também acompanha cortejos fúnebres até o cemitério

Por Luis Fernando Mifô

01/09/2023 às 17h01 • atualizado em 02/09/2023 às 18h15

É na centenária Igreja Nossa Senhora do Rosário que os católicos do município de São João do Rio do Peixe, no Alto Sertão da Paraíba, acompanham missas e outras liturgias. Entre eles sempre está uma simpática cadelinha vira-lata que atende pelo nome de Pretinha. Os populares dizem que ela é uma das principais ‘devotas’ de Nossa Senhora do Rosário e não perde uma missa ou qualquer outro evento da paróquia.

Em São João do Rio do Peixe, Pretinha já é uma personagem marcante do cotidiano da cidade. Com seu jeito dócil, ela transita entre os moradores, recebe carinho e comida. Apesar de ser uma cadela de rua, podemos dizer que sua ‘casa’ mesmo é a igreja. Segundo relatos de fieis, Pretinha sempre fica atenta aos sermões durante as missas e também acompanha cortejos fúnebres até o cemitério.

A história de Pretinha e de outros cães de rua em São João do Rio do Peixe está ligada à história do comerciante Emilson Soares. Há mais de 50 anos ele cuida de animais no entorno da sua mercearia, colocando ração, água e protegendo de ameaças. Na mercearia os visitantes podem ver várias fotografias de cães que foram ‘adotados’ pelo comerciante ao longo da história.

“Eu tenho pena dos bichinhos morrendo de fome e fico com vontade de dar de comer. No dia que eu não dou de comer, eu fico triste”, diz o comerciante.

Jeito dócil de Pretinha conquistou os moradores (Foto: Reprodução/TV Diário do Sertão)

Para o cambista Geraldo Amaro, o que seu Emilson faz, mais do que uma prova de amor aos animais, é um serviço social para São João do Rio do Peixe.

“Ele dá de comer a mais de dozes cachorros. Aqui os cachorros passam bem, não falta comida, ele faz um serviço social para os animais que poucos fazem aqui em São João”, ressalta o cambista.

Emilson Soares cuida de cães de rua em São João do Rio do Peixe

O cambista Geraldo Amaro falou do carinho pela cadela Pretinha

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: