header top bar

section content

VÍDEO: Lula diz que greve é direito legítimo, promete reajuste salarial, mas só quanto o governo pode dar

Presidente assegurou que ninguém será punido por fazer greve, mas "eles pedem o quanto eles querem, a gente dá quanto a gente pode"

Por Luis Fernando Mifô

24/04/2024 às 18h24 • atualizado em 24/04/2024 às 18h30

Durante café da manhã com jornalistas no Palácio do Planalto na manhã desta terça-feira (23), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) garantiu que o governo vai dar reajuste salarial às categorias que estão reivindicando, mas as negociações terão que chegar a um denominador comum entre o que os grevistas pedem e o que o governo pode dar.

“O pessoal estava muito reprimido, eles não faziam greve há muito tempo, não tinham aumento de salário há muito tempo. Nós estamos preparando aumento de salário para todas as carreiras, e vão ter aumento. Nem sempre é tudo que a pessoa pede. Muitas vezes é aquilo que a gente pode dar”, declarou o presidente.

Lula também assegurou que ninguém será punido pelo seu governo por fazer greve. “Eu nasci fazendo greve. Eu devo aos trabalhadores de São Bernardo o que eu sou hoje. Então, eu acho que é um direito legítimo. Só que eles têm que compreender que eles pedem o quanto eles querem, a gente dá quanto a gente pode.”

O presidente disse ainda que o secretário de Relações de Trabalho do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, José Lopez Feijóo, vai assumir o comando das negociações com os grevistas. O ex-sindicalista já foi vice-presidente da CUT (Central Única dos Trabalhadores) e tem um longo histórico de luta de classes em nome dos trabalhadores.

O governo já afirmou que não há espaço fiscal para conceder aumento ao funcionalismo neste ano. E tem negociado ampliar valores de benefícios, como o auxílio-alimentação. Há previsões de reajustes para 2025 e 2026.

Entre as paralisações, estão as de professores e servidores que entraram em greve em mais de 60 universidades e institutos federais do país.

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: