VÍDEO: Cadeia pública de Itaporanga ganha sala de aula e reforça ressocialização de apenados da região
De acordo com Maria do Carmo, gerente regional de Educação, antes as aulas aconteciam no pátio do presídio
O repórter Cláudio Nepó da TV Diário do Vale, afiliada da Rede Diário do Sertão, esteve na 7ª Gerencia de Educação do município de Itaporânga para conversar com a diretora e professora Maria do Carmo sobre a instalação de uma sala de aula na Cadeia pública da cidade.
As aulas, que antes aconteciam no pátio do presídio, terá um novo espaço com equipamentos novos e adequados para as aulas.
“O ensino no presídio não é de hoje, já vem há alguns anos, mas as aulas eram no pátio e sempre tinha aquela preocupação dos professores que ficavam no sol, o sol acabava com o material, quadro, cadeiras e agora não, uma sala com ar-condicionado, é uma sala com cadeiras novas, toda equipada para receber os nossos alunos privados de liberdade, que vê a sala de aula como forma de ressocialização e as aulas assistidas diminuem dias de suas penas”, disse Maria do Carmo.
LEIA TAMBÉM:
O projeto das aulas na unidade prisional é coordenado pela Secretaria de Educação e pela Secretaria de Segurança da Paraíba, tem professores efetivos e dá a oportunidade aqueles que estão privados de liberdade de estudarem, ajudando assim no processo de ressocialização.
Ela explica que os resultados são positivos, que o apenados participaram do Enem PPL, que acontece dentro de unidades prisionais, e alguns foram aprovados em instituições de ensino superior.
“É um trabalho que está sendo feito, o resultado está aí. Nós já temos alunos universitários dentro do presídio”, ressaltou.
Maria do Carmo conta que a inteção é melhorar a qualidade do ensino e que há projetos para a instalação de computadores e de uma biblioteca.
“O secretário, Antônio Roberto, em nenhum momento impede que a Gerência, por conta própria, melhore a qualidade de ensino das nossas escolas e é isso que a gente faz”, pontuou.
Veja fotos de como ficou a sala de aula:
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário