header top bar

section content

VÍDEO: Por unanimidade, Câmara de Sousa aprova criação de coordenadoria de políticas públicas LGBTQIAPNb+

A sessão contou com os integrantes do Movimento Viva Luizinha, membros da comunidade e familiares de servidor público brutalmente assassinado na última semana

Por Priscila Tavares

20/10/2023 às 18h15

Durante sessão na Câmara Municipal de Sousa, realizada na terça-feira (17), foi aprovado por unanimidade a criação do cargo de coordenador de projetos e políticas públicas para a comunidade LGBTQIAPNb+ do município. Aconteceu também, um manifesto que pedia justiça pelo servidor público Roberto Gonçalves Anastácio, conhecido como Robertinho, que foi brutalmente assassinado na última semana.

A associação Movimento Viva Luizinha convocou a comunidade LGBTQIAPNb+ para participar da sessão que votou pela coordenação, assim como os familiares de Robertinho.

O presidente do Movimento Viva Luizinha, Fillipe Morais, comemorou a aprovação do projeto e relembrou o caso do servidor e disse ter sido uma grande tristeza para comunidade.

“A plenária estava cheia, casa cheia para prestigiar. Hoje a gente teve dois momentos: um momento de homenagem, de grande tristeza e pesar, pedindo justiça por Robertinho, pessoa da nossa comunidade que foi brutalmente assassinada. Corroborando com um momento de muita alegria que foi a aprovação da nossa coordenadoria aqui no município de Sousa. Hoje o município de Sousa tem uma coordenação de políticas públicas voltada para nossa população LGBT. É mais um progresso, mais um avanço, mais um equipamento que é efetivado na cidade de Sousa em prol da nossa comunidade”, ressaltou.

Sessão na Câmara Municipal de Sousa (Foto: Bruno Rafael/ TVDS)

A vice-presidente do movimento, Tárcia Camila destacou as dificuldades que a população LGBTQIAPNb+ sofre no dia-a-dia e agradeceu ao apoio dos vereadores.

“Um sentimento de felicidade, de conquista, uma emoção nos contagia nesse momento, porque é como se a gente abrisse portas para uma maior visibilidade da comunidade LGBTQIAPNb+ em Sousa. Este é o caminho, dentre tantos outros, que a gente deve trilhar para poder dialogar com a sociedade civil a partir dessa coordenadoria. Agradecer a todos os vereadores que por unanimidade apoiaram e aprovaram essa propositura”, disse Tárcia.

Thaís Gonçalves é técnica em enfermagem, família de Robertinho e agradeceu o apoio de todos e afirmou que a família luta por justiça.

“Agradeço a todas as pessoas que se comoveram com a morte dele, que foi brutalmente assassinado. Estamos todos lutando pela justiça dele, a gente está aqui por ele, torcemos para que a justiça divina também seja feita, todos os familiares e amigos, estamos aqui torcendo por ele, mesmo diante de uma morte tão trágica de uma pessoa que não merecia”, disso Thaís.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: