VÍDEO: Instrutora de Yoga explica os benefícios da prática para o corpo e a mente do ser humano
Norma Viana falou também da flexibilidade do olhar sobre as situações da vida e de encontrar um ponto de equilíbrio para não se manter no sofrimento
A instrutora de yoga, Norma Viana esteve ao vivo no programa Diário News falando dos benefícios da prática para o corpo e a mente do ser humano. Norma explicou o que é a yoga e como funciona.
“Começando da etimologia da palavra, derivada do sânscrito, significa unir ou reunir, então, se em algum momento me dissociei da minha essência, da minha alma, enfim. Então, o yoga busca essa religação, esse reencontro com a essência”, disse.
Ela contou que existem sete linhas no yoga e a que ela trabalha é a do Hatha Yoga, conhecido como o yoga do corpo. Norma falou que as aulas partem de posturas psicofísicas em direção à sutileza, do comportamento, das ideias, dos sentimentos e da comunicação e que há um caminho durante as aulas, onde parte da concentração, passando pelos asanas, que são as posturas, até chegar ao relaxamento.
“Cada postura tem os seus efeitos, cada postura trabalha um chakra ou mais de um, que são centros de energia. Estimula alguns chakras, estimulam os órgãos, estimula a musculatura, então, é um trabalho completo”, informou.
Entre os benefícios do yoga para o corpo e mente, Norma destaca a mobilidade de articulação, flexibilidade, melhora no sono, nos quadros de ansiedade, tranquilidade para falar e nas emoções. Ela fala também da flexibilidade do olhar sobre as situações da vida e encontrar um ponto de equilíbrio para não se manter no sofrimento.
“Uma coisa que acho bem interessante no yoga é o desapego, porque uma das fontes de sofrimento é o apego. A única coisa que é permanente é a impermanência, nada mais permanece, tudo é impermanente e a gente aprende sobre essa questão da impermanência com as sensações do corpo. Não estou dizendo que não existe perdas, eu estou dizendo que nós precisamos, e o yoga traz isso, a questão do equilíbrio para eu saber perder”, enfatiza a instrutora.
“O yoga trabalha na busca da equanimidade da mente. Então, uma mente equânime olha para uma tristeza da mesma forma que olha para uma alegria e eu não estou dizendo que ninguém pode ficar triste, ninguém pode ficar alegre. Sabe qual é o caminho do meio? é o santosha, o contentamento”, completou.
Durante a entrevista, Norma Viana fez ainda uma demonstração rápida de como funciona uma aula de yoga. Para saber mais sobre o trabalho da instrutora acompanhe Norma pelo instagram, @normayogaczs, e pelo instagram do Espaço Luz, @espacoluzcz.
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário