header top bar

section content

Secretaria de Saúde de Santa Helena realiza evento para conscientização da hipertensão arterial e/ou diabetes

O 'Hiperdia' destina-se ao cadastramento e acompanhamento de portadores de hipertensão arterial e/ou diabetes mellitus atendidos na rede ambulatorial do SUS

Por Caliel Conradho

14/06/2023 às 15h12 • atualizado em 15/06/2023 às 09h44

Secretaria de Saúde de Santa Helena realiza evento para conscientização da hipertensão arterial e/ou diabetes. Divulgação

Nesta terça-feira (13), a prefeitura de Santa Helena, através da Secretária de Saúde e do Cras (Centro de Referência de Assistência Social) Amadeu Ramalho, realizou o ‘Hiperdia’ que atendeu e realizou o cadastro e acompanhamento de pessoas com hipertensão arterial e diabetes do município. A equipe responsável pela organização do evento foi a da UBS Jairton Ribeiro.

O Hiperdia destina-se ao cadastramento e acompanhamento de portadores de hipertensão arterial e/ou diabetes mellitus atendidos na rede ambulatorial do SUS, permitindo gerar informação para aquisição, dispensação e distribuição de medicamentos de forma regular e sistemática a todos os pacientes cadastrados. Também foi realizado o sorteio de brindes e a Educadora Física Janicléia realizou a prática de atividade física com os paciente que estiveram presentes no evento.

A Dra. Beatriz Brasileiro, médica da referida UBS, falou um pouco da importância do acompanhamento.

“Nosso evento visa orienta o gestor público na adoção de estratégias de intervenção e permite conhecer o perfil epidemiológico da hipertensão arterial e do diabetes mellitus no município”, destacou a doutora.

A secretária de Saúde de Santa Helena, Thayanny Pinheiro, informou que foram atendidas 70 pessoas no Hiperdia e falou da relevância da ação.

“Quando essas doenças são diagnosticadas precocemente, nós podemos oferecer múltiplas chances de evitar maiores complicações; a Secretária de Saúde vem fazendo o seu papel no acompanhamento precoce e contínuo dos pacientes portadores de Hipertensão Arterial e Diabete”, destacou a secretária.

Este slideshow necessita de JavaScript.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: