Prefeitura de Santa Helena vai às ruas em combate ao abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes
O prefeito João Cleber enfatizou que a Secretaria de Assistência Social do município possui toda a rede de proteção, como Sistema de Garantia de Direitos as crianças e adolescentes
A Prefeitura de Santa Helena, através da Secretaria de Assistência Social, faz um alerta para a importância da conscientização do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, comemorado nesta quinta-feira, dia 18 de maio, por intermédio da Campanha Maio Laranja-Faça Bonito, que vem se tornando uma marca de mobilização pela garantia de direitos de crianças e adolescentes.
Visando conscientizar a população, a Secretaria de Assistência Social realizou uma caminhada pelas ruas da cidade de Santa Helena, alertando sobre o abuso sexual contra crianças e adolescentes, enfatizando que é crime e deixa efeitos devastadores como medo, mudanças comportamentais, baixa autoestima e dificuldades de estabelecer vínculos afetivos, entre tantos outros.
“Todos nós somos responsáveis para que esse silêncio seja quebrado e a realidade mude. Se você conhece ou suspeita que alguma criança ou adolescente esteja sofrendo algum tipo violência, não se omita, denuncie e seja a voz daqueles que não podem falar. Faça Bonito! Proteja nossas crianças e adolescentes.”, destacou o prefeito João Cleber.
LEIA TAMBÉM:
A data desta conscientização deu-se pelo “Crime Araceli”, onde uma menina de oito anos de idade teve seus direitos humanos violados e foi cruelmente assassinada no ano de 1973, em Vitoria (ES). Desde então, a data tem o objetivo de mobilizar e reafirmar a responsabilidade da sociedade brasileira em garantir os direitos de todas as crianças e adolescentes.
DISQUE 100 E DISQUE 123
Nacionalmente, há o serviço de denúncia o Disque 100, criado pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República que funciona 24 horas e serve para denúncias contra violência, abuso sexual, agressões físicas e/ou psicológicas cometidas contra crianças e adolescentes. Em âmbito estadual, há o serviço de denúncia, o Disque 123.
Outra forma de comunicar a violência é entrando em contato com o Conselho Tutelar do município.
A Secretaria de Assistência Social de Santa Helena possui toda a rede de proteção, como Sistema de Garantia de Direitos que é formado por conselhos tutelares, promotores, juízes, defensores públicos, conselheiros de direitos da criança e adolescente, educadores sociais, profissionais que trabalham nas políticas públicas de educação, saúde e assistência social (CRAS e CREAS), policiais, profissionais e voluntários de entidades de defesa dos direitos humanos de crianças e adolescentes.
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário