header top bar

section content

VÍDEO: Presidente da Sociedade Paraibana de Pediatria reconhece que ”Sertão é carente de UTI Pediátrica”

Socorro Martins ressaltou que além da necessidade de UTIs é preciso, também, profissionais especializados e equipamentos para o funcionamento das unidades

Por Priscila Tavares

13/05/2023 às 19h00

”Sertão é carente de UTI pediátrica”, é a afirmação da presidente da Sociedade Paraibana de Pediatria, Socorro Martins. Em entrevista ao programa Olho Vivo da TV e Rede Diário do Sertão, a presidente da entidade falou sobre a necessidade de UTI Infantil no Sertão, mas destacou que a prevenção é primordial para manter a saúde das crianças.

“A gente espera que a abertura dessas UTI’s seja emergencial e temporária, porque a gente tem que trabalha é na prevenção, a gente tem que evitar que a criança adoeça, que complique e que precise de UTI. Então, ter mais UTI’s não é uma coisa boa, isso significa que está havendo alguma falha no atendimento das crianças”, destacou Socorro Martins.

A presidente também ressaltou que além da necessidade de UTI’s é preciso, também, profissionais especializados e equipamentos para o funcionamento das unidades.

Os leitos de UTI pediátrica tiveram números ampliados na Paraíba – foto: divulgação/Secom-PB

“Isso é algo pontual para o momento. O Sertão é carente, realmente, de ter uma UTI que esteja disponível para essas temporadas, essas sazonalidades que de vez enquanto a gente tem, mas não é só abrir UTI, é ter profissionais, ter aparelhagem específica e necessária para o funcionamento”, disse a presidente.

Socorro explicou que apoia e quer capacitar profissionais para as nova unidades que estão sendo instaladas, mas que o primordial é a prevenção para garantir a saúde da população infantil. “É importantíssimo que a população se conscientize da importância da vacinação das crianças”, destacou.

Ela reforça que os cuidados como lavar as mãos, usar álcool gel, como era feito no pico da pandemia, devem continuar para manter a saúde da população.

“A nossa percepção enquanto sociedade científica é isso aí, que estamos engajados, apoiamos a abertura dessas UTI’s, mas estaremos também acompanhando junto com o CRM [Conselho Regional de Medicina] quem está dentro dessas UTI’s, se realmente são pediatras”, disse.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: