VÍDEO: Conheça a trajetória de sucesso do empresário Luiz Candido Filho, proprietário das Ópticas Morais
O empreendedor falou da sua vida, relembrou da infância e família, destacou os desafios de gerir um empreendimento de sucesso e sua trajetória no mercado de óticas
O empresário Luiz Candido Filho foi o entrevistado do Interview Personalidades desta semana, apresentado por Caliel Conrado, e contou um pouco da sua trajetória de vida, relembrou da infância e família, os desafios de gerir um empreendimento de sucesso e sua trajetória no mercado de óticas.
Luiz Candido é natural de Iguatu-CE, proprietário das Ópticas Morais, graduado em Administração de Empresas, pós-graduado em Administração financeira e Gestão Comercial. Ele também é líder Coaching pela SB Coaching, formação liderança em Equipe de Sucesso pela Universidade Católica Portuguesa em Portugal.
As Ópticas Morais estão presentes em Cajazeiras com duas unidades, no Calçadão Tenente Sabino e na Juvêncio Carneiro, principais ruas do comercio cajazeirense. Além das unidades na ‘Terra do Padre Rolim’ o Grupo Morais tem mais quatro lojas no Ceará.
“Cajazeiras precisava ser presenteada com duas empresas, duas lojas do grupo Morais e a gente está instalado também em Juazeiro do Norte, Acopiara que foi onde tudo começou, Tauá e Icó”, disse Luiz.
Como diferencial de sua empresa, o entrevistado falou dos valores e destacou o entusiasmo. “Essa entusiasmos é o que queremos passar para o nosso cliente, a nossa alegria, nosso slogan é ‘venha sentir a nossa alegria de te ver bem’. O entusiasmo é nada mais do que paixão por aquilo que você está fazendo”, ressaltou.
“Outro ponto é a qualidade. A qualidade dos nossos serviços, a qualidade dos nossos produtos. Nós não só vendemos um óculos, um relógio, uma lente de contato ou um óculos solar, nós cuidamos da saúde visual. Nós nos preocupamos com o que a visão do cliente precisa naquele momento”, disse o empresário.
Família
Ao falar da família, Luiz contou que sua mãe é de Bernardino Batista-PB e seu pai de Acopiara-CE. Ele falou que sua família inteira é composta por comerciantes e que o Grupo Morais é em homenagem a sua mãe Maria Morais, com quem tem uma conexão muito forte desde muito jovem.
“Eu quis homenagear a mulher que é minha fonte de inspiração, minha motivação diária, a mulher que todo ser humano deveria conhecer, minha mãe. Toda mulher deveria conhecer dona Maria do Iguatu”, declarou o empreendedor.
Luiz ressalta que herdou de sua mãe toda coragem de vida e que ela, junto ao seu pai, chegaram a passar fome para que ele e os irmão tivessem o que comer.
“Minha mãe representa coragem, porque ela teve a coragem de enfrentar, numa época muito difícil, criar quatro filhos num ambiente bem complicado tanto que muita gente conta suas histórias e muita gente passou necessidade ao ponto de passar fome. Eu e meus irmãos nunca passamos fome, apesar de muito precária a situação, mas eu sei que meus pais passaram”, afirmou.
Por ser de uma família de comerciantes, ele conta que teve o exemplo desde muito cedo e junto com a irmã ia até o portão da escola que estudavam para vender doces e pipocas e assim ajudar na renda de casa. Luiz afirma que foi nessa época que começou aprender sobre vendas.
“O mesmo colégio que nós estudávamos, no intervalo, nós estávamos no portão do colégio com uma bandejinha que tinha bombom, pirulito, algumas balas e a gente ia vender para ter algo a mais. Esses trocados tinham uma contribuição muito grande para dentro de casa”, relembrou.
Os ‘nãos’ que o impulsionaram
Luiz Candido falou sobre os ‘nãos’ que recebeu durante sua vida e como transformaram em motivação para continuar em frente e trabalhou para conquistar seus sonhos e destacou: “Se você trabalha com vendas ou se você quer vencer na vida esteja preparado para os nãos”.
“Isso me segue até hoje. Eu tive, tenho até hoje. Quem trabalha com vendas já sai de casa escutando os nãos, já tem que sair preparado para o não”, ressaltou.
O início das Ópticas Morais
O empresário falou que trabalhou por 15 anos em uma multinacional, mas começou a sentir a necessidade de atuar em outra área e junto com uma parente abriu sua primeira loja em Acopiara. A Ópticas Morais se expandiu em plena pandemia e Luiz contou como foi difícil.
“Foi muito forte. Eu vinha negociando a saída da empresa anterior, que eu trabalhei por dois anos. Quando veio a pandemia foi justamente o meu último prazo na empresa. Todas as pessoas, menos o meu companheiro, diziam: Luiz não! não troque o certo pelo duvidoso”, contou.
O empresário destacou que foi a decisão mais difícil que tomou na sua vida, até hoje, em que deixou um emprego certo e que era muito bem remunerado para se dedicar a uma loja que estava de portas fechadas. Apesar das dificuldades ele afirmou que foi a época em que ganhou mais dinheiro.
“Foi a época, até hoje, que nós ganhamos mais dinheiro com as portas fechadas levando até os clientes os nossos produtos”, disse.
Luiz Candido falou que empreender não é para todo mundo e afirmou que um dos requisitos mais importantes para ser um empreendedor de sucesso é ter coragem.
“Para empreender você precisar ter coragem. Você pode ter a vontade, pode ter o dinheiro, pode ter as pessoas certas, mas se você não tem a coragem não adianta”, salientou.
Em sua vida o empreendedor conta que já conheceu muitos lugares do Brasil e do mundo e explica que é importante conhecer novas culturas e novas pessoas.
“Eu tive a oportunidade de conhecer oitos países, conheço também o Brasil quase todo. A gente tem que aproveitar, conhecer novas culturas, ter a oportunidade de conhecer pessoas é muito importante. Acho que é o que a gente leva para vida”, disse Luiz.
Além do turismo ele contou que investe em viagens de conhecimento e inovação para o seu negócio. “Através dessas viagens eu trago tecnologia e inovação para o meu negócio. Sempre pensando em crescer e proporcionar o melhor para o nosso cliente externo e para o nosso cliente interno, que são os nossos funcionários”, destacou.
O amor e a vida
Luiz Candido falou que tem seu coração preenchido, casado há 15 anos, tem o sonho de adotar uma criança para aumentar sua família. Ele explica que o segredo para um relacionamento longo está em, acima de tudo, ter respeito.
“Há 15 anos está bem preenchido. Casado, bem resolvido no meu relacionamento, estamos juntos construindo tudo isso. Pretendemos [ter filhos], mas não foi o momento. A gente fala que não é o momento, mas quem escolhe é Deus. É um processo de adoção que a gente já iniciou, mas tivemos que dar uma parada por conta de alguns imprevistos que apareceram”, disse.
Sobre ser um ser humano melhor para sociedade ele ressalta a empatia como principal ponto. “Eu acredito que exercitando a empatia, se preocupando com o outro. Quando você convive com outras pessoas, você exercita a empatia, você está dando espaço para outras pessoas entrarem na sua vida”, destacou.
Luiz Candido afirmou ainda que, apesar de todas as coisas que vem acontecendo no país, acredita que o Brasil tem jeito e que pode ser um lugar melhor.
“O Brasil tem jeito sim. Quem pensa que o Brasil não tem jeito está totalmente errado, enquanto tiver pessoas no país, o Brasil tem jeito. Porque existe pessoas com boa alma, com coração, que tem uma boa intenção de ajudar o próximo, então enquanto tiver esse tipo de pessoas no Brasil, o Brasil tem jeito”, afirmou.
DIÁRIO DO SERTÃO
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário