header top bar

section content

VÍDEO: Cineasta cearense fala do curta-metragem ‘Francisca do Socorro’, a Santa de Milagres

Edgleison Santos é cineasta, diretor, fundador da Sertão Cine Cariri e contou como foi o processo de criação do curta e as principais dificuldades

Por Priscila Tavares

30/03/2023 às 21h00 • atualizado em 30/03/2023 às 21h28

Edgleison Santos, morador da cidade de Milagres no cariri cearense, é cineasta, diretor e fundador da Sertão Cine Cariri onde, juntamente com o amigo Icaro Cardoso e sua irmã Gleyciane Santos, gravaram e lançaram o primeiro curta-metragem intitulado: ‘Francisca do socorro’. Ele conta que começou no mundo da arte com teatro e a dublagem.

“Eu fiz muito teatro, o Auto da Compadecida nas escolas, eu fiz muita dublagem também. Eu pegava cenas de filmes, por exemplo: vídeos do Batman dialogando como Coringa e eu colocava minha voz entre eles. Eu pegava o vídeo e transformava em tom de humor”, disse.

O cineasta falou que sempre teve interesse pelo audiovisual, que assistia muitas produções internacionais e nacionais. A ideia de construir o curta-metragem surgiu da necessidade de contar a história da menina que é figura muito conhecida da região.

Edigleison Santos cineasta (Foto: Divulgação)

Francisca do Socorro tinha 13 anos quando foi brutalmente assassinada enquanto buscava água. A menina foi violentada sexualmente, degolada e em seguida arrastada por entre os galhos secos da vegetação. Elísio Pereira Maia, 32 anos, foi acusado e preso pelo assassinado de Francisca.

“Francisca do Socorro nasceu em 1930, era uma menina muito pobre. Dizem que a família veio de pau de arara para o Ceará, indo para Juazeiro do Norte em romaria. Eles se fixaram na cidade de Milagres e em 1943 Francisca do Socorro foi pegar água no córrego e o Elísio Maia, natural de Pau dos Ferros no Rio Grande do Norte, estava na espreita e atacou ela”, contou o diretor.

A menina é conhecida como a Santa de Milagres e muitos relatam que tiveram graças alcançadas em nome dela. Na cidade existe um monumento que foi construído em homenagem à Francisca do Socorro, onde muitos moradores fazem orações e deixam suas ofertas para a mártir.

Monumento da Francisca do Socorro na cidade de Milagres (Foto: Divulgação/ Sertão Cine Cariri)

Edgleison contou que essa história é contada até hoje na comunidade. Ele destaca dona Socorro Targino quem além de relatar os fatos do acontecido canta a canção que, segundo ela, o assassino de Francisca cantava na prisão como um canto de lamento

“A pessoas mais idosas que viveram naquela época. Nós temos aqui a Socorro Targino, que tem mais de 80 anos, e viveu naquela época, conheceu Francisca do Socorro. Dessas pessoas que a gente escuta essa história”, ressaltou.

O diretor explicou que uma das maiores dificuldades para a realização do projeto foi a falta de recursos, que inicialmente o trabalho estava sendo feito com um celular emprestado. A câmera utilizada para fazer as filmagens foi doada por uma escola da cidade e tiveram a parceria do Instituto Cultural Santa Rita de Cássia.

“O começo foi muito difícil porque nós não tínhamos recuso financeiro. Algumas fotos foram tiradas com um celular emprestado. A câmera foi doada por uma escola da região e nós tivemos a parceria do Instituto Cultura Santa Rita de Cássia”, destacou.

Thalya Francelim como Francisca do Socorro (Foto: Divulgação/ Sertão Cine Cariri)

Ele conta que as gravações duraram dois meses e contaram com atores da própria cidade. O elenco conta com Thalya Francelim como Francisca do Socorro, Francisco Moura que deu vida a Elísio Maia, Socorro Dedes interpretou a mãe da menina, Cleide fez a vó Maria da Luz e as menina Nayara, Dafiny e Ravelly que fazem parte do Instituto Santa Rita de Cássia, estiveram na produção.

“A Francisca do Socorro não está mais sobe Milagres ela agora é nível Brasil”, afirma o cineasta.

Edgleison contou que, apesar de Francisca do Socorro ser considerada santa na cidade, ainda não existe nenhum movimento que busque a beatificação oficial da menina. Ele disse também que a Sertão Cine Cariri já tem outros projetos para contar a história de outros moradores da cidade de Milagres.

“Nós já estamos trabalhando num projeto chamado Chica, que é uma pessoa muito querida na cidade de Milagres. Uma mulher negra que sofre muito preconceito. Nós decidimos fazer um filme em homenagem a ela. Chica é uma figura folclórica, histórica na cidade”, destacou.

Bastidores das gravações do curta-metragem ‘Francisca do Socorro’ (Foto: Edgleison Santos)

SHOW DIÁRIO

Recomendado pelo Google: