VÍDEO: Bioquímico explica meios de prevenção e tratamento do câncer de próstata, 2º que mais mata homens
Conforme os dados do Sistema de Informação sobre Mortalidade do Ministério da Saúde, no triênio 2019/2021 foram registradas mais de 47 mil mortes em razão da doença
A reportagem do programa Olho Vivo da TV Diário do Sertão entrevistou nesta quarta-feira (09) o bioquímico Bruno Fernandes, do Laboratório Dr. Ivan Cavalcante, que falou sobre a campanha do Novembro Azul, destinada aos homens para a prevenção de várias doenças, com destaque para o câncer de próstata, que é a segunda doença que mais acomete os homens no Brasil.
Conforme os dados do Sistema de Informação sobre Mortalidade do Ministério da Saúde, no triênio 2019/2021 foram registradas mais de 47 mil mortes em razão da doença. No ano de 2021, 16.055 homens vieram a óbito, correspondendo a cerca de 44 mortes por dia.
“Vem esse alerta de se fazer uma prevenção a fim de que se encontre, de uma forma bem precoce, algumas alterações que possam ser malignas, e quanto mais cedo descobertas, maior as chances de cura”, disse o bioquímico.
LEIA TAMBÉM:
Bruno Fernandes explica que o exame PSA em laboratório serve para indicar através do sangue se existe ou não alterações no hormônio da próstata. Se houver, é recomendável que o paciente se submeta ao exame de toque retal no urologista. É esse exame que pode orientar o médico no restante do diagnóstico. Ele também recomenda que a partir dos 40 anos de idade, o homem visite um urologista uma vez ao ano.
Entre os sintomas mais comuns estão: vontade excessiva de urinar, mas com dificuldade para o líquido sair em jato normal; ardência no canal da uretra; dor na região pélvica e, em casos mais graves, presença de sangue. O diagnóstico precoce ajuda a saber se é uma prostatite benigna ou um câncer. A depender do caso, o tratamento pode ser medicamentoso ou cirúrgico.
SERVIÇO
O Laboratório Dr. Ivan Cavalcante fica localizado na Rua Cel. Juvêncio Carneiro, 579 – Centro, Cajazeiras – PB, telefone: (83) 3531-4484 – WhatsApp: (83) 9.9315-1500. Atendimento de Segunda a Sexta das 06h às 12h e das 14h às 17h30min Atendimento aos Sábados Horário 07h às 11h
DIÁRIO DO SERTÃO
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário