header top bar

section content

Após cassação de mandatos por fraude em 2020, novos vereadores são empossados na Câmara de Diamante

Ambos, passam a ocupar os cargos deixados pelos vereadores Manoel Marrocos, Jailson Franco e Cícero Venâncio, do Republicanos, que foram cassados por fraude na eleição de 2020

Por José Dias Neto

03/09/2022 às 10h36

Vereadores de Diamente. Foto: Diamante Online

José Venâncio Moura Neto, Rosimere Laurentino Vieira Barbosa e Francisco Galdino de Sousa foram empossados como novos vereadores na Câmara de Diamante, no Vale do Piancó, nesta sexta-feira (02). Ambos, passam a ocupar os cargos deixados pelos vereadores Manoel Marrocos, Jailson Franco e Cícero Venâncio, do Republicanos, que foram cassados por fraude na eleição de 2020.

O QUE ACONTECEU?

A perda de mandado dos três políticos se deu após ser constatado que houve fraude na cota de gênero durante o pleito de 2020. Uma das candidatas pelo partido Republicanos não obteve votos, tampouco fez campanha, e só colocou o nome para cumprir tabela, configurando-se como candidatura laranja.

O juiz da 42ª Zona Eleitoral de Itaporanga, Antônio Eugênio, após analisar uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE), constatou que houve ilegalidade da coligação e determinou a cassação dos parlamentares, que recorreram ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE), mas não conseguiram reverter a decisão de primeira instância.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: