Santa Helena marca “Julho Amarelo” com ações de conscientização e prevenção contra as hepatites virais
A hepatite é uma inflamação do fígado que pode ser causada por vírus ou pelo uso de alguns medicamentos, álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas ou genéticas.
No mês do “Julho Amarelo”, a Prefeitura de Santa Helena, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, atuou de forma importante nas ações de prevenção contra as hepatites virais. Foram ofertados testes rápidos para diagnóstico das hepatites nas comunidades e unidades de saúde do município.
O prefeito João Cléber (Cidadania) expicou que a iniciativa tem como objetivo alertar, conscientizar e prevenir os diferentes tipos de hepatites virais, infecção que atinge o fígado, causando alterações leves, moderadas ou graves, que nem sempre apresentam sinais.
A hepatite é uma inflamação do fígado que pode ser causada por vírus ou pelo uso de alguns medicamentos, álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas ou genéticas. O teste é fundamental para diagnóstico e tratamento precoce.
LEIA TAMBÉM:
Nem sempre a doença apresenta sintomas, mas quando aparecem, estes se manifestam na forma de cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.
As hepatites virais podem ser transmitidas pelo contágio fecal-oral, especialmente em locais com condições precárias de saneamento básico e água, de higiene pessoal e dos alimentos; pela relação sexual desprotegida; pelo contato com sangue contaminado, através do compartilhamento de seringas, agulhas, lâminas de barbear, alicates de unha e outros objetos perfuro-cortantes; da mãe para o filho durante a gravidez (transmissão vertical), e por meio de transfusão de sangue ou hemoderivados.
DIÁRIO DO SERTÃO
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário