VÍDEO: Engenheiro explica os benefícios dos edifícios inteligentes para melhorar a qualidade de vida
Uma edificação inteligente deve promover aos usuários conforto, segurança e sobretudo economia, tanto economia em custos diretos, quanto economia em custos indiretos
O professor Edmar Gurjão, engenheiro da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), em seu comentário semanal na TV Diário do Sertão, explicou o que são edifícios inteligentes e como eles atuam para trazer maior conforto e qualidade de vida.
Edmar explica que o conceito de inteligência está ligado diretamente a facilidade de adaptação dos meios tecnológicos com o objetivo de proporcionar mais comodidade para o ser humano, gerenciando as atividades simples até as mais complexas, como: fechar uma porta ou janela aberta, desligar um ar-condicionado ou um ferro de engomar que esteja ligado, fechar a porta da geladeira, entre outros meios mais fáceis de cumprir os afazeres.
Ele explica que edifícios inteligentes podem favorecer todo e qualquer ambiente podendo ser instalados não somente em residências, mas também em áreas empresariais, administrando e controlando sistemas que ajudam no controle de gastos e na sustentabilidade, diminuindo até mesmo o impacto ambiental por meio da automatização de funções das máquinas.
“Porque não ter um prédio próprio, um edifício que saiba que não há presença de pessoas e que ele possa desligar o ar-condicionado. Isso reduz o consumo de energia, obviamente tem a ver com a sustentabilidade”, frisou.
PORTAL DIÁRIO
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário