header top bar

section content

Núcleo de Empregabilidade da Santa Maria gera oportunidade e inovação para alunos e empresas

o NUEIE tem como finalidade direcionar a comunidade acadêmica e egressos da Santa Maria ao mundo do trabalho e da cidadania, através de ações que visem obter vagas de estágio, emprego e formação continuada e permanente para os mesmos

Por Caliel Conradho

06/07/2022 às 17h01

Em entrevista no programa Diário News da TV Diário do Sertão, a professora e coordenadora do Núcleo de Empregabilidade, Inovação e Empreendedorismo (NUEIE) do Centro Universitário Santa Maria, Andréia Braga, destacou a relevância desse setor que tem como finalidade direcionar a comunidade acadêmica e egressos da Santa Maria ao mundo do trabalho e da cidadania, através de ações que visem obter vagas de estágio, emprego e formação continuada e permanente para os mesmos.

“O objetivo no núcleo é travar um diálogo, manter esse diálogo entre o Centro Universitário Santa Maria, as empresas públicas, privadas e terceiro setor, mas acima de tudo, fomentar na instituição essa ideia do planejamento de carreira, do aluno ser um aluno empreendedor, pensar grande e enxergar uma série de oportunidades no curso que ele está fazendo na Santa Maria”, destacou a professora.

Segundo Andréia Braga, o aluno ingressante, antes mesmo de ingressar no curso, deveria procurar primeiro o Núcleo de Empregabilidade para que ele receba todas as orientações necessárias que irão norteá-lo durante todo o planejamento de sua carreira, por exemplo, como elaborar um currículo, como se comporta numa entrevista de emprego e acompanhar toda a movimentação no mercado de trabalho.

“Só para você ter ideia da eficiência do nosso Núcleo, alguns alunos foram selecionados para acompanhar as atividades do Núcleo, nos anos de 2018 e 2019, e todos já estão no mercado de trabalho, inclusive uns se descobriram em outras áreas, porque trabalhamos no aluno a descoberta do seu verdadeiro perfil de carreira”, ressaltou Andréia.

O Centro Universitário Santa Maria também tem uma importante parceria com a renomada plataforma de carreira e empregabilidade, a Cmov, que tem como objetivo trabalhar a inclusão de jovens no mercado de trabalho, em especial, os alunos cujo projeto esteja sob supervisão no NUEIE. O projeto piloto de cooperação entre a Santa Maria e a Cmov contempla 150 alunos dos 11 cursos de graduação.

A coordenadora do NUEIE informou também que é disponibilizada uma base de dados, atualizada constantemente, com todas as informações sobre o acompanhamento do egresso e o feedback do ensino recebido na sua graduação, possibilitando, assim, o desenvolvimento das diversas ações. O egresso recebe periodicamente informes para aperfeiçoamento profissional, como os cursos de extensão, de especialização, seleções para setor privado e editais para concursos públicos de acordo com a sua área de atuação.

“Nós temos 04 coisas muito importante que as pessoas podem acompanhar no nosso site oficial, que são: um banco de talentos para o acadêmico e egresso, um cadastro de egressos que é atualizado constantemente, um cadastro das empresas e como fonte de inspiração temos as histórias de sucesso de alunos que já concluíram sua graduação e estão no exercício de sua profissão”, acrescentou Andréia.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: