Prefeito João Neto anuncia pagamento de novo piso salarial para os ACE e ACS de Aparecida
O prefeito também assegurou que quando os recursos chegarem ao município será pago o retroativo das duas classes
Nesta terça-feira (05), o prefeito da cidade de Aparecida, João Neto (PL), anunciou em suas redes sociais que se encontra em Brasília participando de um importante encontro na Confederação Nacional de Municípios – CNM, tratando de melhorias e mais investimento para o município.
João Neto prometeu conversar com deputados aliados com o intuito de encontrar uma solução para que Aparecida não seja prejudicada com as leis que foram votadas a aprovadas que limitam muitos direitos dos municípios do Brasil.
Preocupado com a situação dos ACE e ACS do município, o prefeito aproveitou para anunciar que o Ministério da Saúde publicou portarias que estabelecem um aumento no piso salarial dos agentes comunitários de saúde e combate às endemias.
LEIA TAMBÉM:
“Quero assegurar aos agentes de combate às endemias e agentes comunitários de saúde que quando os recursos chegarem no nosso município será implantado de imediato no salário de vocês, e o retroativo também será pago”, destacou o prefeito.
A Portaria GM/MS nº 1971/2022 estabelece o vencimento dos agentes de combate às endemias, repassados pela União aos Municípios, aos Estados e ao Distrito Federal, conforme a Emenda Constitucional nº 120, de 05 de maio de 2022. Fica estabelecido que o vencimento dos agentes de combate às endemias, passa a ser de R$ 2.424,00, com efeitos financeiros a partir de 5 de maio de 2022, cujo recurso retroativo de maio e junho serão repassados pela União aos Municípios, aos Estados e ao Distrito Federal.
O valor será repassado na forma da Assistência Financeira Complementar da União aos Agentes de Combate às Endemias (ACE) e Incentivo Financeiro para fortalecimento de políticas afetas à atuação dos ACE (IF), proporcional ao número de ACE cadastrados pelos gestores dos Estados, Distrito Federal e Municípios no Sistema de Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (SCNES) que cumprirem os requisitos previstos na Lei, até o quantitativo máximo definido no parâmetro.
Já a Portaria GM/MS Nº 2.109/2022 estabelece que o piso salarial dos Agentes Comunitários de Saúde passa a ser de R$ 2.424,00 (dois mil e quatrocentos e vinte e quatro reais), a partir da data estabelecida pela Emenda Constitucional nº 120, de 05 de maio de 2022, repassados pela União aos entes federativos.
Ver essa foto no InstagramDIÁRIO DO SERTÃO
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
ELIMINATÓRIASBrasil encara Uruguai na Bahia em último jogo do ano
Recomendado pelo Google:
Deixe seu comentário