header top bar

section content

VÍDEO: Odontóloga alerta sobre o uso de enxaguante bucal e cuidados para evitar gengivite

Clarissa Drumond alerta sobre os males relacionados ao uso de produtos sem indicação médica, podendo causar até candidíase

Por Moisés Conrado com Welson Batista

02/07/2022 às 17h43 • atualizado em 02/07/2022 às 17h47

A professora e coordenadora do curso de odontologia do Centro Universitário Santa Maria (UNISM), antiga Faculdade Santa Maria, Clarissa Drumond, explicou sobre os danos que podem ser causados mediante o uso de enxaguante bucal e o que fazer para evitar gengivite.

Os casos mais comuns na odontopediatria nos dias de hoje é a gengivite, por excesso de biofilme, segundo explica a odontóloga, que nada mais é do que uma massa esbranquiçada que fica no dente devido ao acúmulo de alimentos e a má manutenção dental, onde a gengiva incha, fica vermelha e pode até mesmo chegar a sangrar.

“Então, 95% das crianças brasileiras tem gengivite, que também está atrelada a prevalência de cárie em crianças, e a prevalência de doença cárie está relacionada com a alimentação rica em sacarose, rica em açúcar”, frisou.

A doença está relacionada a má higiene e a falta de escovação dental que pode ocasionar um problema, uma doença que pode ocasionar até mesmo a perca de alguns dentes.

A odontóloga avisa que  o uso do fio dental é essencial para uma boa saúde bucal, para que sejam limpas as paredes dos dentes que acumula alimentos. Quanto ao uso do enxaguante bucal, que é um costume de muitos, é algo que só é de fato necessário quando é indicado por um cirurgião dentista. O uso indevido do enxaguante pode fazer com que aumente a proliferação do micro-organismo da candidíase, fazendo com que a doença seja adquirida.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: