header top bar

section content

VÍDEO: Agentes de endemias fazem alertas para evitar surto de dengue, zika e chikungunya em Cajazeiras

No último LIRAa, publicado em abril, o lugar com maior incidência é o Bairro da Esperança, especificamente no Campo do Vaqueiro, onde poucas casam têm água encanada

Por Diário

26/05/2022 às 17h43 • atualizado em 26/05/2022 às 17h45

Nesta quinta-feira (26), a reportagem da TV Diário do Sertão conversou com agentes de endemias de Cajazeiras, que fazem um alerta acerca dos riscos de haver surto de dengue, zika e chikungunya na cidade.

O coordenador de vigilância ambiental Henil Rocha explica que existe o Levantamento de Índices Rápidos do Aedes aegypti (LIRAa), realizado quatro vez por ano. No último LIRAa, publicado em abril, o resultado chegou a 1,8% em toda a cidade.

No relatório, o lugar com maior incidência é o Bairro da Esperança, especificamente no Campo do Vaqueiro, onde poucas casam têm água encanada, o que torna o ambiente mais vulnerável à presença do mosquito.

“Não é possível que depois de uma Covid a gente venha ter casos de dengue por descuido da própria população, porque os agentes estão de casa em casa todos os dias, então ajude a vigilância ambiental a cuidar dos seus reservatórios evitando a proliferação do Aedes aegypti”, elertou Henil Rocha.

De acordo com Joatan Freire, diretor de vigilância de saúde, os agentes realizam visitas periódicas observando os reservatórios de água, buscando minimizar o máximo possível os casos.

“A gente também pede o engajo [sic] da população, porque uma andorinha só não faz verão, tem que ter o apoio de todos. A população ajudando, se tiver casa fechada, procurar aonde tem uma chave, indicar ao agente para ele ir colocar o produto nas caixas d’água e reservatórios”.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: