header top bar

section content

VÍDEO: Há três anos na fila em Cajazeiras, mulher com Hipertiroidismo implora: “Não deixe eu morrer”

Karla Cristina sofre com a doença desde os 21 anos e foi diversas vezes na Central de Marcação do Município de Cajazeiras para confirmar tratamento, mas precisa aguardar

Por José Dias Neto

02/03/2022 às 18h43 • atualizado em 03/03/2022 às 10h55

A reportagem da TV Diário do Sertão foi à residência da dona de casa Karla Cristina, de 27 anos, na cidade de Cajazeiras, para ajudá-la a fazer um apelo. Ela sofre de Hipertiroidismo e precisa passar por tratamento à base de Radioiodoterapia.

Karla vem sofrendo os impactos da doença desde os 21 anos, após fazer muito esforço físico durante um trabalho de parto. Desde então tem perdido peso, está perdendo os cabelos e o pior de tudo são as constantes dores insuportáveis no pescoço inchado.

Há três anos, Karla tenta se tratar pela rede pública municipal de saúde, mas sem sucesso. Ela conta que foi diversas vezes na Central de Marcação do Município de Cajazeiras e lá eles alegam que a solicitação está na lista, mas precisa aguardar.

A dona de casa não tem condições financeiras para arcar com o tratamento na rede privada, por isso aguarda uma resposta da Central de Marcação. Emocionada, ela diz que tem muito medo de morrer e faz um apelo aos políticos e aos gestores públicos.

“Dr. José Aldemir [prefeito], Dra. Paula [deputada estadual], eu faço esse apelo, por favor não deixe que eu perca minha vida, porque eu estou sofrendo bastante. Eu quero ficar boa. Sou uma pessoa que tem vezes que não consigo dormir, fica pulsando minha tireoide, eu sinto incomodando bastante, acelera meu coração, meu corpo se treme muito”, relatou.

Karla sofre constantes dores no pescoço inchado

Como ajudar

Para ajudar a dona de casa Karla Cristina que sofre de Hipertiroidismo, ligue: (83) 98795-0597

Outro lado

A reportagem entrou em contato com a diretora da Central de Marcação de Cajazeiras, Sara Sheyla Alves, e ela disse que já havia feito o encaminhamento de toda a papelada de Karla Cristina, mas durante uma crise da dona de casa, os papeis foram danificados, atrasando o andamento do processo. Contudo, a diretora garantiu que em 15 dias, ainda neste mês, o problema será resolvido e encaminhado para que Karla possa iniciar o tratamento.

A doença

Hipertiroidismo é a produção em excesso do hormônio tiroxina, acelerando o metabolismo. Os sintomas incluem perda de peso, batimentos cardíacos rápidos ou irregulares, sudorese e irritabilidade. Os tratamentos incluem iodo radioativo, medicamentos e, às vezes, cirurgia.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: