header top bar

section content

VÍDEO: Neurocientista adverte: “Infecções virais podem causar graves doenças cerebrais”

O PhD Fabiano de Abreu deu detalhes sobre o aumento das doenças neurológicas e fez recomendações para melhor qualidade de vida

Por Caliel Conradho

28/02/2022 às 20h53

O PhD em neurociências Fabiano de Abreu, em sua participação no programa Diário News da TV Diário do Sertão, advertiu sobre as consequências que as doenças virais estão causando à sociedade, além de esclarecer problemas como ansiedade e depressão, causados pelo uso abusivo das redes sociais.

Dr. Fabiano falou sobre seus recentes estudos sobre os impactos do coronavírus na saúde mental das pessoas. Ele relatou que, em suas primeiras experiências sobre a perca de olfato e paladar, observou lesões nos neurônios que causariam sequelas futuras, onde com o avanço dos estudos foi se confirmando.

Em um dos seus estudos, ele explica as preocupações que devemos ter com as doenças virais em casos familiares com distúrbios neurodegenerativos e a importância da prevenção, pois ansiedade e depressão é indício do problema familiar, até mesmo crianças sofrem com o aumento do Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH).

“A rede social já vinha prejudicando o cérebro de nossa sociedade, nós temos que entender que somos um organismo e que demora milhares de anos pra que nosso organismo se adapte e essa cultura tecnológica é uma mudança abrupta no comportamento em que nós não estamos adaptados ainda, e não vamos nos adaptar tão cedo”, acrescentou Dr. Fabiano.

A relação entre doenças no cérebro e os efeitos do coronavírus tem chamado a atenção da comunidade científica internacional para diversos estudos. A enfermidade com a disfunção cerebral já foi alvo de estudos desde a pandemia da gripe espanhola, em 1917.

VEJA TAMBÉM

VÍDEO! Professor natural de Sousa deixa tudo na Ucrânia para fugir da guerra. “Começar do zero aqui no Brasil”

“A pandemia da gripe espanhola fez com que mais de 100 milhões de pessoas perdessem a vida. Só que, dentre aquelas que se salvaram, várias delas carregaram para o resto da vida uma sequela, que na época recebeu o nome de encefalite letárgica que causou uma série de distúrbios motores, com o comprometimento muscular bem parecido a Doença de Parkinson, além de distúrbios psiquiátricos ao longo de toda a vida”, revelou o PhD em neurocientista.

Fabiano de Abreu comentou que a comunidade científica vem observando alguns sintomas que chamam a atenção com o surgimento da Covid-19:

“Há casos de pessoas que tiveram a doença na forma aguda e agora precisam tratar de crises epilépticas, apresentaram confusão mental e outros sinais de inflamação cerebral difusa. Alguns até apresentaram quadro de AVCs, o que comprova este comprometimento na circulação cerebral. Há casos também de pessoas que sofreram lesões nos nervos periféricos, causando até a síndrome de Guillain-Barré, assim como fraqueza muscular profunda.”

RECOMENDAÇÕES

Durante a entrevista, Dr. Fabiano trouxe algumas recomendações de como viver melhor e cuidar do corpo, evitando problemas neurológicos.

– A primeira dica é, após o acordar, algum exercício físico de 30 minutos;

– Alguma dieta tipo dieta japonesa, que tem comprovações cientificas na melhora da saúde do indivíduo;

– Dormir de noite e não de madrugada;

– Lazer e interação social física;

– Diminuir consumo de internet, optando por ler livros. Um capitulo antes de dormir faz muito bem.

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: