VÍDEO: Produtor do filme “Frei Damião – O Santo do Nordeste” revela detalhes inéditos do longa
O documentário estreia nos cinemas nacionais nesta quinta-feira, dia 04 de novembro
No programa Diário News desta quarta-feira (03), o apresentador Moisés Conrado bateu um papo com o produtor do filme “Frei Damião – O Santo do Nordeste, o pernambucano Gerardo Lopes.
A estreia nos cinemas vai acontecer nesta quinta-feira, dia 4 de novembro de 2021, um dia antes do aniversário de Frei Damião.
No bate-papo, o produtor conta detalhes de como surgiu a ideia de produzir o filme. Gerardo conta que boa parte do longa é composto de vários depoimentos de pessoas que tiveram contato com o frade italiano, de arquivos de fitas VHS que foram cedidos pelos freis da Ordem dos Capuchinhos de Recife e uma parte de cenas que foram recriadas.
Para o produtor, um dos propósitos do filme é mostrar a vida do Frei Damião por trás do altar.
“A gente teve acesso a muito material inédito sobre a vida do Frei, inclusive do processo de beatificação dele, muitas imagens em VHS e fotos que nunca foram vistas pelo povo”, destacou Gerardo Lopes.
Gerardo revela que, para a produção do filme, ele também teve acesso a um material que nunca foi finalizado e lançado por cineastas paraibanos, entre eles, Machado Bittencourt e Otacílio Cartaxo.
Na sua entrevista, o produtor revela um fato muito marcante que aconteceu durante as gravações do longa.
“Fomos procurados pela dona Fátima, viúva do cineasta Otacílio, que teve um sonho com o seu falecido marido pedindo para que ela ajudasse a terminar o filme que ele tinha começado a fazer, porém não tinha concluído. Nós não tínhamos a mínima ideia da existência desse material inédito, por fim, acabamos acoplando as imagens em preto e branco ao nosso filme. Foi algo de arrepiar”, confessou Gerardo.
O produtor pernambucano esclarece sobre como será a exibição do documentário nos cinemas e se futuramente irão disponibilizar para venda em DVD ou alguma plataforma de streaming.
VEJA TAMBÉM
Além de ter sido exibido como Hors Concours no Cine PE, o filme Frei Damião – O Santo do Nordeste vem colecionando prêmios, menções e indicações. Foi super premiado no 14º Comunicurtas, festival de cinema promovido pela Universidade Estadual da Paraíba, em Campina Grande. O documentário levou os prêmios de Melhor Fotografia (Breno Cesar), Melhor Som (Pablo Lopes, Paulo Umbelino, Pedrinho Moreira e Moabe Filho) e Melhor Roteiro (Nadezhda Bezerra), dentro da Mostra de Longas-Metragens. O documentário foi ainda selecionado para a mostra competitiva do 14ª Fest Aruanda do Audiovisual Brasileiro, também da Paraíba. O longa também foi finalista na categoria melhor filme no festival Mirabile Dictu 2020 (Roma), um dos mais prestigiados festivais de cinema católico do mundo.
O longa foi produzido pela Fábrica Estúdios, com roteiro de Nadezhda Bezerra e direção da cineasta pernambucana Deby Brennand.
SHOW DIÁRIO
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário