header top bar

section content

VÍDEO: Representantes de escolas da rede privada de Cajazeiras protestam contra gestão de Zé Aldemir

Diretoras das instituições, afirmam que as escolas estão seguindo todos os protocolos de higienização e distanciamento para receber os alunos e pedem vacinação dos profissionais de educação.

Por Juliana Santos

19/05/2021 às 17h15

Um novo protesto foi realizando nesta quarta-feira (19) por diretores e professores de escolas particulares de Cajazeiras, no Sertão paraibano, contra as novas medidas adotadas pelo decreto municipal sobre o avanço da Covid-19, no município. Os profissionais da educação foram para a frente da prefeitura reivindicaram a vacinação e o retorno das aulas. As escolas particulares foram fechadas 17 de março de 2020.

A diretora de uma escola particular, Gilvaneide Dantas, afirmou que as instituições particulares de ensino estão preparadas com todas as medidas de higienização e distanciamento entre os alunos. “A terra da cultura e do saber não pode deixar de fora a educação, porque tudo está funcionando e só as escolas fechadas já faz 1 ano e dois meses. E as crianças estão estressadas, com síndrome do pânico e os pais estão nos pedindo a volta da aulas”, comentou.

Além da volta das atividades presenciais, os professores pedem a vacinação da categoria. “Muitas cidades já estão vacinado professores e as escolas estão funcionando. Passamos duas semanas apenas em funcionamento híbrido, nós queremos o direito de abrir nossas escolas e atender aos alunos daqueles pais que desejarem”, detalhou.

VEJA TAMBÉM

Aposentado de Cajazeiras que teve duas caminhonetes roubadas diz que levaram o seu “ganha pão”

A preocupação de Regina Soares, diretora de outra escola particular é com as crianças, que de acordo com ela tinha apenas a escola para ir. “Estamos preocupados com as crianças que estão abandonadas, muitas delas não tem para onde ir, o único local que tinha era a escola. Tem muito casos de adolescentes com depressão e os pais nos ligam para saber quando irá voltar as aulas presenciais. Pedimos ao prefeito José Aldemir que tenha compaixão dessa classe, peço que faça uma visita aos nossos estabelecimentos”, relatou.

O professor e gestor de uma escola que presta curso pré-vestibular, Ítalo Feitosa, afirma que a educação é essencial para o desenvolvimento das crianças. “Já tem estudos que comprovam que o ensino online não é tão efetivo como a aula presencial e vemos vários estados e cidades entendendo isso tendo a conscientização e estão colocando o ensino híbrido para que os pais possam optar, a educação é prioridade”, disse.

Professores e diretores da escolas privadas foram para a frente da prefeitura de Cajazeiras. (Foto: Reprodução)

Ítalo afirmou também que além do prejuízo financeiro, os professores de instituições particulares estão passando por dificuldades emocionais e para produzir material para as crianças.

O QUE DIZ O OUTRO LADO

O procurador do município Sérgio Cunha em participação no programa Olho Vivo da TV Diário do Sertão afirmou que a decisão foi da Secretaria da Educação. “Estava prevista a reabertura, mas da forma que está não daria para fazer, até porque as escolas que abriram por meio de liminar não foi suficiente o números de alunos, pois os pais estão com medo de mandar os filhos para a escola. Foi precipitada essa medida, sei que estão passando por dificuldades, mas ainda tem a possibilidade do ensino remoto e as escolas estão recebendo as mensalidades”, disse.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: