header top bar

section content

VÍDEO: Prefeito de Bonito de Santa Fé fala dos 100 dias de gestão e destaca funcionamento do Hospital

Ceninha Lucena (Podemos) também falou dos percalços que sua administração está enfrentado, devido a falta de recursos e salários atrasados deixados pela gestão passada.

Por Juliana Santos

28/04/2021 às 21h44 • atualizado em 29/04/2021 às 02h08

Ceninha Lucena (Podemos), prefeito de Bonito de Santa Fé, cidade da região de Cajazeiras, no Sertão paraibano, fez uma avaliação dos seus 100 primeiros dias como gestor municipal, e detalhou as dificuldades que enfrentou com as contas da prefeitura praticamente zeradas, débitos no CAUC e salários atrasados. Mas mesmo com grandes problemas, o prefeito conseguiu pagar os salários dos servidores dentro do mês trabalhado e colocar o Hospital Municipal em funcionamento.

Em entrevista ao programa Olho Vivo da TV Diário do Sertão, o gestor municipal destacou que o grande feito da sua administração, após assumir o cargo de prefeito em janeiro desse ano, e verificar como estava a situação do município, foi a retirada do nome da prefeitura de Bonito de Santa Fé do CAUC, Serviço Auxiliar de Informações para Transferências Voluntárias, onde são mostradas os débitos dos municípios junto ao Governo Federal. A irregularidade poderia impedir o município de receber recursos federais. “Conseguimos durante esses primeiros meses retirar a prefeitura do CAUC foi o maior feito, mas tivemos que fazer vários parcelamento de INSS e de outras dívidas, além de juntar vários documentos para serem apresentados e nosso município ficasse limpo. Agora temos como receber recursos”, detalhou

VEJA TAMBÉM

Secretário do Orçamento Democrático visita obras no Sertão da PB e fala de mais investimentos

Ceninha também lamentou ter assumido o município com nenhum recurso em caixa e com salários de dezembro atrasados. “Não tinha recursos nem do FUDEB nem do FPM, as contas estavam praticamente zeradas, apenas tinha uma verba destinada a Covid-19, que não foi utilizada pela gestão passada. Estamos dialogando e conseguimos negociar com os sindicatos de todas as categorias dos servidores municipais e no comprometemos aos poucos regularizar os salários atrasados deixados pela gestão passada”, relatou.

Outras duas questões levantadas pelo prefeito são os convênios abertos pela gestão passada para tratamento do esgoto, aterro sanitário que devem ser cumpridos, além da reforma das escolas para que ocorra o retorno das aulas. “Todas as escolas precisam de reforma, porém estamos impedidos de fazer essa reforma, pois foi feita em 2019 e não fizeram a prestação de contas da obras, estamos revolvendo essa situação”, disse.

Ceninha Lucena prefeito de Bonito de Santa Fé. (Foto: Reprodução)

Licitações passadas

Ceninha Lucena detalhou que existem duas obras licitadas pela gestão passada, uma delas a praça central da cidade, ele estaria tentado atualizar a documentação, já que se venceu o prazo de construção. “A obra é pela Caixa Econômica Federal e já venceu o prazo. Não podemos alterar o projeto, que não foi aprovado pela população, acharam feio. No caso, fazemos outro projeto ou executamos a obra correndo o risco da contrapartida da prefeitura ser muito grande. Já a obra do campo de futebol o projeto pode ser modificado”, disse.

Parcerias 

O prefeito falou que está um busca de verbas estaduais e federais para executar as obras que são necessárias no município e já conversou com vários secretarias estaduais, foi a Brasília e também está com contado positivo com o senador Veneziano Vital Rego e os deputados Hugo Mota e Júnior Araújo, a quem declarou apoio. “Para todos explanamos nossos problemas e nossos projetos por escrito e também pessoalmente”, frisou.

Ceninha afirmou que tem agenda marcada em maio com o governador João Azevêdo para levar demandas do município. Uma dela seria o fechamento do convênio para ajudar na prestação dos serviços no Hospital Municipal de Bonito de Santa Fé. E afirmou que após o encontro terá uma resposta se apoiará o governador para reeleição em 2022.

O deputado estadual Junior Araújo enviou um áudio ao programa Olho Vivo, onde parabenizou o prefeito Ceninha pelo trabalho feito em Bonito de Santa Fé. “Eu acompanhei desde o inicio da gestão de Ceninha que teve de tomar medidas duras porém necessárias, ele está assumindo compromissos que foi de gestões passadas, esses primeiros 100 dias foi de arrumar em casa. E por meio do nosso gabinete o prefeito será recebido pelo governador João Azevêdo”, detalhou.

Saúde

O Hospital Municipal passou por uma reforma e todos os dias tem médico na unidade para atender a população com recursos do próprio município. “Foram contratados cinco médicos especialistas e apenas dois UBSF está sem médicos, pois a contratação foi por meio do programa do governo Mais Médicos, mais já solicitamos a cobertura por meio de ofício”.

Unidade de Saúde da família em novo local de funcionamento. (Foto: Reprodução)

Foram adquiridos 2 mil testes rápidos do Covid-19 para fazer a testagem dos moradores. “Inclusive temos o programa itinerante que nossa equipe vai até as comunidade rurais para fazer os testes. Aos que estão com suspeita da doença é chamado para fazer o teste ou equipe vai até o local e dá toda atenção aos que testaram positivo”, detalhou Ceninha.

Foram distribuídos a população da cidade 3 mil kits de higienização para prevenção da Covid-19, com sabonete, álcool gel 70% e máscara e a farmácia do município também já foi abastecida com todos os medicamentos necessários.

Também foi montada uma sala para partos e reabastecido o oxigênio da unidade.

A farmácia da prefeitura está bastecida. (Foto: Reprodução)

Oposição

Ceninha reagiu às críticas da oposição e disse que a oposição nunca fica satisfeita. “Temos que ficar preparados para receber as críticas, mas tento fazer meu trabalho e tudo na transparência, mas a oposição nunca ficará satisfeita”, disse.

O prefeito afirmou que várias críticas são feita atualmente por conta da limpeza da cidade, que de acordo com ele o serviço está todo regular. “Fizemos um trabalho intenso para deixar a cidade limpa e também na zona rural, agora tem coleta regular dos resíduos”.

Agricultura

Na zona rural do município o prefeito afirmou que está fazendo o trabalho de tapa buracos nas estradas e já foi realizado esse ano distribuição de sementes para o plantio e o corte de terras.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: