header top bar

section content

VÍDEO: Presidenta do Coren-PB se emociona ao recordar do pai e diz: “Ele foi um exemplo para enfermagem”

Durante entrevista a TV Diário do Sertão, a presidenta também falou sobre a PL 2564/2020 pela aprovação do piso salarial dos profissionais de enfermagem no Congresso Nacional.

Por Juliana Santos

27/04/2021 às 18h28

A presidente do Conselho Regional de Enfermagem da Paraíba Coren-PB, Rayra Beserra, em entrevista ao programa Olho Vivo da TV Diário do Sertão, falou sobre a luta do Conselho em pela aprovação do piso salarial da Enfermagem no Congresso Nacional e sobre o pai, o também enfermeiro e natural da cidade de Sousa, Ronaldo Miguel Beserra, que faleceu de Covid-19 em outubro do ano passado.

Rayra Beserra contou por está vendo a rotina diária do pai, despertou a vontade de ser enfermeira e hoje atua como enfermeira auditora. “Cresci dentro dos hospitais esperando por ele ou indo buscá-lo, era uma rotina minha esperar ele terminar o plantão. Meu pai foi sim um exemplo para mim e foi um desejo do meu coração e logo que me formei fui trabalhar na urgência e emergência, agora atuo como enfermeira auditora”, disse.

VEJA TAMBÉM 

Wilson Filho apoia proposta que determina piso nacional para profissionais de enfermagem

Rayra Beserra contou que conversou com pai ainda na UTI. (Foto: Reprodução)

O trabalho no Coren-PB

Sobre sua atuação do Coren-PB, Rayra disse que também era um grande desejo do seu pai Ronaldo que ela assumisse a presidência e devido a isso foi despertando, por ela, o lado mais representativo da profissão. “Digo que minha irmã que também é enfermeira herdou a parte mais assistencialista do meu pai que também era muito bom na área de urgência e eu herdei a parte mias burocrática, tanto que meu trabalho de conclusão de curso foi sobre processo ética na enfermagem. Então ele sempre conversou comigo que queria que eu estivesse aqui dentro do Conselho, mas era uma coisa muito natural”, relatou.

Rayra se tornou conselheira e depois em uma reunião da diretoria do Coren-PB, ela foi eleita presidente.

PL 2564/2020

A presidente também falou sobre a expectativa em torno da PL 2564/2020 pela aprovação do piso salarial da Enfermagem no Congresso Nacional. Rayra afirmou que essa é uma luta antiga e que durante essa pandemia ficou muito claro a importância do profissional de enfermagem. “Nós não estamos solicitando regalias, mas sim uma carga horária definida e um piso salário digno. Somos os profissionais que fica direto com o paciente e durante a pandemia a sociedade viu nossa importância. Estamos pedindo valorização”, detalhou.

O pai e as duas filhas eram enfermeiros. (Foto: Reprodução)

A Covid

A presidente do Coren-PB falou dos detalhes de quando o pai, o enfermeiro sousense, Ronaldo Miguel Beserra ficou doente e que ele demorou a procurar atendimento médico. “Meu pai nunca pegou um gripe e por isso ele acreditava que os sintomas iriam passar, mas o quadro dele foi evoluindo muito rápido, teve 50% dos pulmões comprometidos e ficou nove dias na UTI e faleceu”, disse.

Rayra disse ainda que foi a última pessoa que conversou com o pai ainda internado e mesmo debilitado passou muita força a filha. “Eu fui a última pessoa da família que ele conversou, estava muito forte e disse que eu não chorasse, que eu pedisse a Deus que ele iria sair do hospital e foram as últimas palavras dele”, relatou.

Ronaldo Miguel Beserra

Ronaldo Miguel Beserra era capitão da Polícia Militar da Paraíba, foi presidente do Coren-PB (2012-2017) e, atualmente, ocupava o cargo de Conselheiro no Conselho Federal de Enfermagem (Cofen). Grande estudioso da Enfermagem, estava para concluir o doutorado em Terapia Intensiva.

Ele também coordenava a Comissão Nacional de Residência em Enfermagem e era membro da Comissão Nacional de Profissionais de Enfermagem Militar. Na Paraíba, dirigiu um programa de rádio voltado exclusivamente para a categoria.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: