header top bar

section content

VÍDEO: “Prefeito nos ajude”, pede moradora de Cajazeiras que tentou atendimento odontológico de urgência

A dona de casa passou por três Unidades de Saúde da Família da cidade, mas não conseguiu atendimento e pediu que posto inaugurado a seis meses no bairro onde mora, comece a funcionar.

Por Juliana Santos

22/04/2021 às 16h34 • atualizado em 25/04/2021 às 16h13

A reportagem do programa Olho Vivo da TV Diário do Sertão está ouvindo sempre a população da cidade de Cajazeiras, no Sertão da Paraíba, e dessa vez, fomos até a Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) Francisco de Lira Braga, mas conhecida como ‘Francimar da Farmácia’ localizado no bairro Agrovila, na Zona Sul da cidade.

A UBSF foi inaugurada há seis meses e de acordo com Elizete Amador, moradora do bairro há 30 anos, a unidade nunca teve um médico para atender a população. “Um posto tão estruturado como esse está fechado. Quero pedir encarecidamente ao prefeito de Cajazeiras, Zé Aldemir e a secretária de saúde, dr. Paula e o pessoal responsável da saúde que nos ajude. Passei a noite todo sofrendo com uma dor de dente e cheguei no posto Dom Bosco às 08h30, mas o dentista disse que não tinha mais ficha”, lamentou.

VEJA TAMBÉM

Mulher abandonada com os filhos pelo marido recebe ajuda em alimentos e agradece à campanha

Além do posto Dom Bosco, Elizete foi em mais duas Unidade Básica de Saúde para tentar encaminhamento para o Centro Especializado de Odontologia (CEO) do município, mas não conseguiu o atendimento. “Pedi para o dentista do Dom Bosco ao menos olhar meu dente e dar o encaminhamento, mas ele não quis, pois teria que fazer uma ficha no computador, depois fui em outro posto, onde informaram que a auxiliar do dentista estava de férias também fui na Asa Sul de Cajazeiras que também não tinha ficha”, relatou.

Elizete passou anoite com dor de dente e não conseguiu atendimento. (Foto: Diário do Sertão)

Diante do sufoco que passou para conseguir atendimento e também por ter uma criança de 11 meses que precisa de acompanhamento médico constate devido a problemas de saúde, Elizete fez o apelo ao prefeito da cidade, José Aldemir (PP) para que coloque em funcionamento a unidade de saúde. “Sou da área do Dom Bosco e para milha filha tomar vacina tenho que atravessar a BR de moto, se esse posto tivesse funcionando eu viria a pé”, detalhou.

Ainda de acordo com a moradora a UBSF Francisco de Lira Braga só funciona como ponto de vacinação contra Covid-19. “Aqui só funciona como ponto de vacinação da Covid-19, nunca teve um médico ou dentista, apenas pesagem das crianças. Peço que o prefeito lute mais pela saúde de Cajazeiras, pois ele está no segundo mandato e precisa fazer mais pela saúde de Cajazeiras”, frisou.

O OUTRO LADO 

Procurado pela reportagem a secretária de saúde e o prefeito de Cajazeiras não atenderam nossas liagações, nem retornaram até o fechamento desta reportagem. O espaço fica aberto para versão da gestão municipal.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: