header top bar

section content

VÍDEO: Senador da PB lamenta situação que idosos passam para fazer prova de vida em agências bancárias

O parlamentar afirmou que a prova de vida de idosos será pauta de reunião com a superintendência da Caixa Econômica e também com o Ministério da Previdência.

Por Juliana Santos

15/04/2021 às 18h44 • atualizado em 15/04/2021 às 18h48

A Previdência Social junto as agências bancárias solicitam anualmente que os aposentados e pensionistas façam prova de vida para continuar recebendo os seus valores mensais. Para isso, muito deles se descolam até os bancos para realizar a comprovação. No entanto, muitas vezes, os idosos principalmente os acamados passam por situações constrangedoras e até mesmo desumanas.

Durante participação no programa Olho Vivo da TV Diário do Sertão, o senador e vice-presidente do Senado Federal, Veneziano Vital do Rego (MDB), lamentou a forma que os idosos são submetidos a prova de vida. “A Previdência faz todo esse levantamento, pois lastimavelmente em meio a maioria dos cidadãos de bem, tem pessoas que se aproveitam de uma forma criminosa para se beneficiar”.

VEJA TAMBÉM

Projeto de Veneziano torna jornalistas e profissionais da comunicação MEI; entenda o que muda

Ainda de acordo com o parlamentar, muitas pessoas que precisam das aposentadorias, pensões e outros benefícios muitas vezes se submetem a situações constrangedoras e humilhantes para não perder o recebimento mensal. “As pessoas que precisam desses benefícios previdenciários passam por humilhações e a parte deles até sem condições motoras, se deslocar ou são descolados para comprovar que estão vivos”, detalhou.

Veneziano afirmou que irá tratar do assunto com o Superintendente de Rede da Caixa Econômica Federal em João Pessoa, Paulo Nery. “Vou tratar sobre isso com Paulo Nery e também com o Ministério da Previdência”, disse.

Prova de vida

Existem meios para realizar a comprovação de vida dos aposentados que não podem comparecer as agências bancárias por motivos de doença, dificuldades de locomoção para fazer a prova de vida. De acordo com informações do site do Instituto da Nacional de Seguro Social (INSS), a comprovação pode ser feita por meio de um procurador devidamente cadastrado na Instituição.

Idosos que tem acima de 80 anos e benefíciários com dificuldade de locomoção podem solicitar pelo telefone 135 do INSS a visita em sua residência ou local informado, para identificação do titular e a realização da comprovação de vida.

Covid-19

Portaria nº 1.278/2021, que estabelece orientações quanto às medidas protetivas para enfrentamento da pandemia do coronavírus foi prorrogada até este mês de abril desse ano. Com isso, ficou proibidos os bloqueio dos créditos, suspensão e cessação dos benefícios por falta de realização da comprovação de vida aos beneficiários.

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: