header top bar

section content

Três municípios do Sertão estão em bandeira vermelha de acordo com a 19ª avaliação do Plano Novo Normal

Ao todo, seis municípios compõem os 2,4% de localidades classificadas em vermelho, com recomendação de restrição de mobilidade e serviços. A nova avaliação passa a vigorar nesta segunda-feira (22).

Por Juliana Santos

20/02/2021 às 18h18 • atualizado em 20/02/2021 às 18h19

A 19ª avaliação do Plano Novo Normal com a análise situacional da pandemia da Covid-19 na Paraíba foi divulgada neste sábado (20), mostra que houve um aumento significativo na quantidade de municípios que transitaram para as classificações mais restritivas. Dos seis municípios classificados em bandeira vermelha, três ficam nas regiões de Patos e Vale do Piancó. As bandeiras levam em conta indicadores como: percentual de novos casos, óbitos, ocupação da rede hospitalar da região e percentual de isolamento social.

Nessa nova avaliação, 62% dos municípios paraibanos encontram-se em bandeira laranja, esboçando um crescimento expressivo de 527% em relação à 18ª avaliação, na qual cerca de 10% dos municípios encontravam-se nesta bandeira. Até a análise anterior, a Paraíba não tinha cidades em bandeira vermelha. Já na avaliação atual, que passa a vigorar nesta segunda-feira (22), os municípios de Igaracy, Catingueira, São José do Bonfim, São Mamede, Cuité de Mamanguape e Cacimbas compõem os 2,4% de localidades classificadas em vermelho, com recomendação de restrição de mobilidade e serviços.

VEJA TAMBÉM

Diretores da Upa e HRC desmentem boatos de que pacientes com Covid-19 estejam morrendo em ambulâncias

De acordo com o secretário executivo de Gestão da Rede de Unidades de Saúde, Daniel Beltrammi, as medidas adotadas pelo Governo do Estado da Paraíba, entre os dias 12 e 17 de fevereiro, dedicadas a atenuar os riscos e efeitos negativos do período carnavalesco, não receberam a adesão necessária de parte da população paraibana e destaca que a temporada de verão no litoral e balneários paraibanos merece o máximo empenho de todas as paraibanas e paraibanos no sentido de seguirem usando máscaras com frequência e não continuarem se aglomerando.

Entre 23 de janeiro e 06 de fevereiro, foram internadas para tratamento da Covid-19 em rede pública referenciada no estado 340 pessoas. Já no período seguinte, de 07 a 20 de fevereiro, foram internados 458 pacientes. Em números absolutos, isso significa um aumento de 118 internações apenas em leitos SUS.

Atendimento médico na Unidade de Terapia Intensiva. (Foto: Reprodução da internet)

Ainda de acordo com a avaliação do Novo Normal, a Paraíba apresenta 35% dos municípios na bandeira amarela, uma redução de 54% em relação à avaliação anterior. Já a bandeira verde teve sua participação reduzida de 1% para 0,4% dos municípios paraibanos.

O governador João Azevêdo se pronunciou por meio da redes sociais sobre a 19ª avaliação do Plano Novo Normal. De acordo com o gestor a Paraíba teve uma piora considerável, saltando de 22 para 138 municípios em bandeira laranja e de 0 para 6 em bandeira vermelha.

João Azevêdo afirmou que o quadro exige uma ação efetiva para salvar vidas e evitar o colapso do sistema de saúde e que vai reunir o Comitê Gestor da Saúde para avaliar medidas mais efetivas e restritivas. “A Paraíba voltou aos níveis de contágio que víamos no meio do ano passado e se faz necessário que voltemos a pensar de forma coletiva, mantendo os cuidados com o uso das máscaras, higiene das mãos e ficando em casa. Repense o encontro com os amigos hoje. Troque por uma chamada de vídeo, uma ligação ou uma mensagem” escreveu o governador.

Recomendação aos municípios

A análise da 19ª avaliação do Plano Novo Normal ratifica a recomendação de máxima atenção dos gestores e autoridades sanitárias municipais no sentido de garantir o monitoramento efetivo dos indivíduos com sintomas gripais relacionados à Covid-19 (tosse seca, dor no corpo, cefaleia, febre, dor de garganta, perda de olfato e do paladar) e de seus contatos próximos, por meio das equipes da saúde da família na atenção primária, recomendando-se a coleta de swab nasal dos sintomáticos, para realização do exame diagnóstico de maior acurácia para Covid-19, o RT-PCR, pelo Laboratório Central de Saúde Pública da Paraíba (Lacen-PB).

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: