header top bar

section content

Princesa Isabel ganha Memorial com resgate histórico de momentos importantes da política

O espaço idealizado por José Pereira Lima Neto conta as histórias do Coronel José Pereira e do ex-deputado estadual Aloysio Pereira Lima, com recortes importantes da vida de ambos.

Por Juliana Santos

20/02/2021 às 09h46

Memorial é inaugurado em Princesa Isabel. (Foto: Divulgação)

Será inaugurado neste sábado (20), no município de Princesa Isabel, Sertão da Paraíba o Memorial Pereira Lima. O espaço idealizado por José Pereira Lima Neto conta as histórias do Coronel José Pereira e do ex-deputado estadual Aloysio Pereira Lima, com recortes importantes da vida de ambos. Além de resgatar a história de dois homens públicos que marcaram os destinos políticos da Paraíba, o Memorial vai fortalece o turismo da cidade.

O novo espaço histórico guarda os restos mortais do ex-deputado Aloysio Pereira, da sua esposa Denise Carneiro, e da filha Simone Pereira.
Um dos homenageados, o Coronel José Pereira Lima (Cel. Zé Pereira), nasceu na antiga ‘Vila de Princesa’, atual Princesa Isabel-PB em 04 de dezembro de 1884 e faleceu no Recife, capital pernambucana em 13 de novembro de 1949. Filho do Tenente-Coronel Marcolino Pereira Lima e de Águida Maria de Andrade Lima.

VEJA TAMBÉM

Cidades da região de Princesa Isabel não podem receber transferências voluntárias e operações de crédito

Aos 13 anos (1898), juntamente aos irmãos Manoel Carlos e Antônio Pereira, foi estudar no Colégio Diocesano da Paraíba onde fez o Curso de Primeiras Letras e Preparatório concluído em 1902.

Em 1903, fez o vestibular e foi aprovado para a Faculdade de Direito do Recife. Interrompeu os estudos em 1905 quando cursava o terceiro ano do curso devido ao falecimento de seu pai Marcolino Pereira. Em acordo com os irmãos e demais familiares, assumiu a chefia da família e da política princesense. Assumiu então em acordo conjunto a seu cunhado Marçal Florentino (que mais tarde viria a ser também seu sogro) a chefia da política local.

Já o ex-deputado Aloysio Pereira Lima, nascido em Princesa Isabel em 23 de fevereiro de 1923, é filho do Cel. Zé Pereira e de dona Alexandrina Pereira Lima. Médico formado em 1948 pela UFPE, exerceu o mandato de Deputado Estadual por 6 legislaturas e foi Secretário Estadual da Saúde no Governo Burity (1979).

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: