Prefeitura da cidade de Sousa é notificada e deverá devolver mais R$ 115 mil ao Fundo Nacional de Saúde
De acordo com o documento, o Relatório de Fiscalização/Auditoria feito pelo Departamento Nacional de Auditoria do SUS (DENASUS) constam as consignadas irregularidades detectadas na aplicação de recursos federais.
O ex-secretário de saúde da cidade de Sousa, no Sertão paraibano, Gilberto Gomes Sarmento e o prefeito Fábio Tayrone (Cidadania) foram notificados no último dia 20 de janeiro de 2021, pela Secretaria de Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde (SAES/MS), para que devolvam ao Fundo Nacional de Saúde (FNS) o valor de R$ 115,484,56.
De acordo com o documento, o Relatório de Fiscalização/Auditoria de número 18.667 lavrado pelo Departamento Nacional de Auditoria do Sus (DENASUS) em outubro de 2020, constam supostas irregularidades/impropriedades detectadas na aplicação, sob responsabilidade do município de Sousa, de recursos federais no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), que estaria causando dano ao erário.
VEJA TAMBÉM
Ainda de acordo com o documento, o prefeito e o ex-secretário tem o prazo de 30 dias, a contar da data de recebimento da notificação para realizar a devolução do valor detalhado no documento.
Caso não haja a devolução do valor no tempo estipulado, pode ocorrer o acionamento judicial ou instauração de Tomada de Contas Especial a ser levada pelo Fundo Nacional de Saúde (FNS/MS) que será julgado pelo Tribunal de Contas da União (TCU), além de ser realizado a inscrição no Cadastro Informativo dos Créditos não Quitados de Órgãos e Entidades Federais (CADIM).
A reportagem do portal Diário do Sertão tentou falar com o prefeito da cidade de Sousa, Fábio Tayrone, mas o telefone do prefeito estava desligado. Enviamos mensagem de texto, mas não foram respondidas.
Por meio de mensagens de aplicativo, o jurídico da secretaria de saúde do município informou que “Se foi endereçado a ele (prefeito), somente o gabinete pode responder. Nós enquanto Secretaria de Saúde, não temos essa informação”.
O jurídico também informou que no fim do ano passado, a secretária recebeu um relatório de auditoria do Denasus, o qual foi respondido, mas após isso, não obteve nenhuma resposta do Ministério da Saúde.
DIÁRIO DO SERTÃO
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário