VÍDEO: Deputado federal fala sobre apoio de Bolsonaro a Antônio Fernandes para reitoria da UFCG
"Têm escolhas que podem respeitar a autonomia universitária, é um tema muito delicado, temos que ficar atentos a diversos critérios técnicos e posicionamento. Antônio Fernandes tem o meu respeito", disse o parlamentar.
Uma grande expectativa está em torno da nomeação do novo reitor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Os três nomes indicados pela comunidade acadêmica, que formam a lista tríplice foram encaminhados ao Ministério da Educação (MEC) e o presidente Jair Bolsonaro vai escolher o novo reitor.
As eleições para escolha da reitoria foi realizada no dia 20 de novembro, por meio de consulta pública virtual. De acordo com a instituição 8.996 votos, incluindo os brancos e nulos, foram registrados.
Em primeiro lugar ficou com o atual reitor da UFCG, o professor Vicemário Simões que teve 50,45% dos votos. O segundo lugar ficou com Kenedy Rodrigues que obteve 30,07% dos votos.
E em terceiro lugar na consulta pública ficou atual diretor do Centro do Campus da UFGC no município de Cajazeiras, o sertanejo Antônio Fernandes com 19,47%, pela ‘Chapa 1 – UFCG Inovadora, inclusiva e descentralizada’.
VEJA TAMBÉM
Deputado Federal Efraim Filho destaca crescimento do Democratas nas eleições de 2020
Durante entrevista ao programa Olho Vivo da TV Diário do Sertão, o deputado federal, Efraim Filho (DEM) que é um dos aliados de Jair Bolsonaro aqui na Paraíba, falou sobre a possível escolha de Antônio Fernandes para assumir a reitoria da UFCG. “O próprio presidente Jair Bolsonaro deixou claro que a legislação permite que ele escolha qualquer um dos nomes da lista tríplice, independente da ordem de votação, se acontecer como a nomeação da UFPB, Antônio Fernandes tem chances e Cajazeiras e o alto Sertão estariam bem representados”, afirmou o deputado.
Ainda de acordo com Efraim, é preciso analisar os candidatos, mas Antônio Fernandes é um dos que o deputado tem melhor relação pessoal. “Antônio Fernandes é um dos que tenho melhor relação pessoal. É um grande quadro. Têm escolhas que podem respeitar a autonomia universitária a independência da universidade é um tema muito delicado e temos que ficar atentos a diversos critérios técnicos e posicionamento. Antônio tem meu respeito, carinho e admiração”, analisou Efraim.
Antônio Fernandes Filho é formado em Farmácia Bioquímica pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e doutor em Farmácia pala Universidade de São Paulo (USP). Antônio é professor associado da UFCG, nos cursos de enfermagem e medicina. Atualmente exerce a função de diretor do Centro do Campus da UFCG em Cajazeiras.
Confira o resultado da Consulta Pública, clicando aqui.
DIÁRIO DO SERTÃO
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário