header top bar

section content

Jeová pede que DNOCS dê celeridade à recuperação da barragem de Engenheiro Ávidos

Na reunião, o parlamentar solicitou celeridade na recuperação e que esta é uma demanda de todos os ribeirinhos e dos sertanejos em geral

Por Redação Diário

11/02/2020 às 08h43 • atualizado em 17/02/2020 às 14h52

Jeová pede que DNOCS dê celeridade à recuperação da barragem de Engenheiro Ávidos

A recuperação da barragem de Engenheiro Ávidos, localizada no município de Cajazeiras, Sertão da Paraíba foi pauta de uma reunião do deputado estadual Jeová Campos (PSB) nesta segunda-feira (10) com o coordenador do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas – DNOCS na Paraíba, Alberto Gomes Batista.

Na reunião, o parlamentar solicitou celeridade na recuperação e que esta é uma demanda de todos os ribeirinhos e dos sertanejos em geral, tendo em vista que a obra que “barra” o Rio Piranhas – a mais importante bacia hidrográfica da região – precisa de intervenções para que o referido rio seja perenizado com a chegada das águas da Transposição do São Francisco.

Jeová explicou que a barragem de Engenheiro Ávidos receberá as águas da transposição através de um canal – Caiçara-Engenheiro Ávidos e que os órgãos responsáveis devem ter atenção especial a esta última porção construída no ano de 1932. “Está sendo feito um canal Caiçara-Engenheiro Ávidos e na parte de Engenheiro Ávidos é preciso fazer uma reforma na barragem, na antiga barragem que é de 1932. E a minha ida ao DNOCS foi justamente para pedir celeridade para a recuperação da barragem, uma reclamação que é feita por todos os ribeirinhos e, em especial, os moradores da cidade de Sousa.”, disse Jeová, frisando que o coordenador do DNOCS foi bastante compreensivo na questão.

“Dr. Alberto demonstrou muita sensibilidade na questão e vamos pedir, através da Frente Parlamentar Interestadual da Água, uma audiência no Ministério do Desenvolvimento Regional para tratar dessa importante questão que é a recuperação da barragem de Engenheiro Ávidos”, salientou. A barragem de Engenheiro Ávidos, segundo dados do DNOCS, cobre uma área de 1.124 km2 e tem como principais finalidades a irrigação de 5.000 ha de terras a jusante (da nascente para a foz) da barragem, o controle das cheias do rio Piranhas e a piscicultura. A obra do canal Caiçara-Engenheiro Ávidos já foi iniciada.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: