6 dicas de manutenção de carro que podem salvar vidas
Alguns acidentes de trânsito podem ser evitados quando o veículo está em boas condições. Veja como fazer a manutenção de carros corretamente.
As montadoras de veículo recomendam que as manutenção do carro devem ser feitas preventivamente, sendo realizada a cada cerca de 10 mil quilômetros após sair da fábrica. Realizar a manutenção de carro vai além de proteger o veículo, ela pode ajudar a prevenir acidentes no trânsito. Segundo estatísticas, a cada 15 minutos morre uma vítima de acidente de trânsito no Brasil.
É certo que cerca de 90% das colisões fatais são resultados de erros humanos, mas o restante delas poderia ser evitado com cuidados com o veículo. Por isso, veja quais cuidados podem ser adotados e que salvam vidas.
1. Cuide do balanceamento e alinhamento
Quando o veículo está bem alinhado e balanceado, funciona de forma correta e evita que as peças se desgastem mais depressa.
Eles também evitam que a direção acabe puxando para um dos lados ou trepidando.
Ao fazer a manutenção do carro se previnem esses problemas que poderiam resultar em perda do controle e em um acidente.
2. Substitua o óleo do motor e filtros
Para que o motor possa funcionar bem, ele deve estar lubrificado e limpo. Isso faz com que o carro tenha o melhor desempenho e não gaste combustível desnecessariamente.
Por outro lado, se o cuidado não for adotado, o veículo pode parar de funcionar repentinamente e no meio da rua, causando um acidente.
Conforme o site autopecasonline24.pt, verificar o nível do óleo do motor é bastante simples: basta analisar o nível indicado na vareta. Nela também é possível perceber a viscosidade.
Se ele não estiver adequado ou o prazo estipulado pelo fabricante estive sido alcançado, faça a substituição.
Além do óleo do motor é preciso que os filtros também sejam trocados periodicamente, afinal, não adianta um estar limpo e novo se o filtro está sujo e irá transmitir impurezas.
3. Atenção ao sistema de freios
Não conseguir parar o veículo resulta em colisões, atropelamentos e normalmente em pessoas feridas.
Fique atento aos sistema de freio para saber se tudo está funcionamento perfeitamente e quando as peças devem ser substituídas.
Meça o nível do óleo com frequência e, quando ele estiver muito baixo ou viscoso, providencie a substituição.
O mesmo deve ocorrer com as pastilhas de freio ou disco quando já não exercerem suas funções corretamente e estiverem desgastados.
4. Ao fazer a manutenção de carro verifique os pneus
Há quem pense que fazer a manutenção de carro é preciso apenas verificar a parte do funcionamento mecânico e elétrico. É preciso que seja feita uma análise completa do veículo, inclusive dos pneus.
Verifique se ele possuem ranhuras e se já chegaram a marca de indicação de quando é preciso fazer a troca. Isso garantirá que tenham aderência no solo e não causam derrapagens, principalmente quando a pista está molhada ou escorregadia.
Os pneus murchos também podem causar acidentes, pois perdem a aderência e dificultam a resposta do carro. A calibragem deve ser feita a cada 15 dias ou menos, conforme a utilização do veículo.
5. Verifique as palhetas limpadoras
Não se pode dirigir sem enxergar o que está na frente, pois isso traz um grande risco para quem está ao volante e para os pedestres.
Os vidros devem estar desobstruídos e para isso é preciso que os limpadores estejam em boas condições e consigam retirar a água da chuva. Em locais muito quentes ou frios, as borrachas ressacam com mais facilidade e exigem uma troca constante.
Ao perceber que eles já não estão limpando muito bem ou que se tem pequenas fissuras nos limpadores, faça a substituição.
Atenção: se eles estivem em boas condições, mas a chuva for muito intensa, podem não dar conta. Nesse caso, a dica é para o carro em um local seguro e esperar a tempestade parar. Isso pode salvar vidas.
6. Use as peças certas
Na manutenção de carros sempre que for preciso substituir alguma peça é preciso escolher a correta e com certificações. Se pretende fazer a compra, busque por lojas especializadas online ou físicas que deem garantia do que vendem.
Isso permitirá que faça as substituições corretamente e garantirá que a vida útil do veículo seja prorrogada.
Cuidar da manutenção de carro é essencial, mas isso deve ser feito da maneira correta e sempre por profissionais. Assim, além de ter um carro por muitos anos, evitará se envolver em acidentes.
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário