header top bar

section content

5 coisas indispensáveis para quem vai fazer Ecoturismo

Itens de proteção, como repelente e protetor solar, são imprescindíveis para esse tipo de passeio.

Por Gear SEO

02/12/2019 às 19h53 • atualizado em 02/12/2019 às 19h54

5 coisas indispensáveis para quem vai fazer Ecoturismo

O Brasil é um país conhecido pela grande variedade de lugares para viajar, atendendo os gostos de praticamente todo mundo. Nos últimos anos, o ecoturismo é um ramo que vem conquistando novos interessados, tornando-se uma das principais referências do setor de viagens no país.

Esse tipo de viagem é caracterizada por passeios que permitam ao turista a chance de conhecer e explorar a natureza, de forma consciente. Ao viver esta experiência, espera-se que o viajante crie uma consciência de preservação e respeito ao meio ambiente. Ficou interessado? Prepare sua mochila para viagem e conheça o básico do ecoturismo.

Objetivos
O principal objetivo do ecoturismo é proporcionar mais do que um mero passeio recreativo. É fazer com que, a partir da viagem, as pessoas possam criar uma consciência ambiental, focado, sobretudo, no caráter educacional de destacar importância da preservação de toda a natureza.

E o meio ambiente, no Brasil, apresenta uma rica variedade de biomas, abrangendo milhares de espécies da vida animal e vegetal. Interessados em praticar o ecoturismo tem a chance de conhecer serras, chapadas, praias, piscinas naturais, cachoeiras e cânions, entre outras belezas naturais do território brasileiro.

Existe também uma valorização cultural dos pontos turísticos que estimulam esse tipo de turismo. Afinal, além de ter um contato maior com a natureza, a viagem também serve para abraçar a cultura local, o que só tornará a experiência mais enriquecedora.

Itens essenciais
Uma vez que está decidido que sua próxima viagem será de ecoturismo, surge uma dúvida bem comum: o que levar neste tipo de passeio? Abaixo, veja alguns itens essenciais para essa viagem.

Mochila e mochilões
Não conte com mala de rodinhas nesse tipo de passeio. Fazer trilhas ecológicas é uma das atividades mais comuns a serem feitas entre os praticantes de ecoturismo. E o ideal é que você possa levar mochilas ou mochilões nestas caminhadas, capazes de levar todos os equipamentos e recursos que você precise.

Protetor Solar
E se você planeja passar o dia todo ao ar livre, prepare-se para enfrentar horas sob o Sol. Nesse cenário, o protetor solar é indispensável, para evitar queimaduras e proteger a saúde da sala. Aplique-o antes de sair e passe novamente a cada duas horas, sempre renovando suas proteção.

Repelente
Outro item que você não irá querer que fique de fora. Ao explorar a natureza, você certamente irá se encontrar com mosquitos e borrachudos. Para evitar ser incomodado e mordido pelos insetos, que lhe causarão um estresse, passe regularmente um repelente, preferencialmente a base de citronela.

Boné ou chapéu
Um complemento do protetor solar, o uso de boné ou chapéu também é obrigatório. O acessório evita que você sofra com insolações, e confere proteção extra contra queimaduras no rosto, nos ombros e na nuca.

Tênis confortável ou bota
Um item importante mesmo que você não vá fazer muitas trilhas. A maioria dos passeios vão envolver caminhadas, e o ideal é que você tenha um tênis confortável para não se preocupar com bolhas nos pés. Quem for caminhar em ambientes pedregosos ou de muita terra, o uso de botas para caminhada é o mais indicado.

Algo que vai junto com o uso deles é o uso de meias resistentes, como de lã, que também tem a vantagem de secarem rápido. Em caso de caminhadas em locais de mata fechada, a recomendação são meias compridas, capazes de protegerem as pernas de arranhões e mosquitos.

Capa de chuva
Não dá para saber como o clima irá se comportar, e é melhor se precaver. Para não ser pego de surpresa pela chuva, leve no mochilão uma capa de chuva resistente. Um blusa impermeável, conhecida como anorak, também é uma excelente pedida para não sofrer com intempéries.

Pela mesma preocupação, tenha em mãos sacos de plástico ou de estanque, encontrados em lojas esportivas. Eles são úteis para proteger equipamentos eletrônicos e outros itens que você leve.

Recomendado pelo Google: