header top bar

section content

DICA DO DIA: Como transformar sua casa em um estúdio de música

O mais comum é que as pessoas montem seu escritório em um dos quartos, mas existe também a opção de criar um estúdio de música.

Por Link Building Assistant

19/06/2019 às 15h08

Como transformar sua casa em um estúdio de música

Trabalhar em casa está se tornando uma opção atrativa, principalmente para quem vive em casas ou apartamentos modernos, que permitem ter um espaço exclusivo para o home office.

O mais comum é que as pessoas montem seu escritório em um dos quartos, mas existe também a opção de criar um estúdio de música. Claro que serão necessários alguns cuidados extras, afinal, ninguém quer ter problemas com os vizinhos.

Então, se você trabalha com produção de música e quer transformar um quarto de sua casa em seu estúdio, veja algumas dicas:

Quarto se transforma em um estúdio

A tecnologia – e a crise econômica – fazem com que a ideia de ter seu estúdio de música em casa seja mais atrativa. A verdade é que não é difícil e tudo que você vai precisar é de um quarto livre em sua casa.

O que você vai precisar

O primeiro passo é trabalhar o isolamento acústico. Afinal, a ideia é que o som não reverbere ou dê eco e muito menos incomode os vizinhos. Inclusive, você já deve ter notado que os estúdios não possuem janelas e todo o controle de temperatura é feito através de ar-condicionado.

Pesquise o melhor material de isolamento e considere a ideia de manter a janela sempre fechada – ao menos durante o uso do estúdio – já que você não poderá retirá-la dali.

Feito isso, é hora de ir em busca dos materiais. Um computador de boa qualidade é indispensável. Basta instalar uma DAW (Digital Audio Workstation) para que você possa gravar e editar seus áudios. Microfone, caixas de som ou fones e o mixer ou um controlador MIDI também precisam ser comprados.

Dependendo do espaço disponível, o controlados MIDI pode ser mais interessante e serve como complemento aos programas do computador.

O melhor revestimento acústico

Existem vários materiais que podem ser utilizados no isolamento acústico. Quem tem a possibilidade de reformar a casa pode apostar no drywall duplo ou misto com alvenaria. Outra dica interessante é construir uma parede de madeira, na frente da parede normal e revesti-la com algum material.

Porém, se a reforma está fora de cogitação, outras opções também ajudam a manter o som apenas dentro do seu estúdio. A lã de rocha, que funciona como isolamento térmico junto ao acústico, é indicada para aplicação em forros, drywall e pisos.

As espumas acústicas são outra alternativa, feitas de poliuretano. A lã de pet também tem bons resultados, tanto em relação a acústica quanto a temperatura do ambiente. A grande vantagem é que pode ser aplicada em qualquer lugar, desde estruturas metálicas até nos pisos.

O ideal é pesquisar por aquilo que é mais fácil e que cabe em seu bolso.

Cuidados na escolha do material e da instalação

Alguns cuidados devem ser levados em conta na hora de montar seu estúdio, de forma a evitar problemas futuros, como:

Qualidade do material

Antes de fazer a compra de um equipamento ou de material que será utilizado no isolamento acústico e térmico, verifique a qualidade. Você pode pesquisar com quem já comprou anteriormente e até buscar por críticas negativas – e positivas – na internet.

Atenção à reforma

Se o objetivo é reformar uma parte da casa ou apartamento, converse com um profissional que entende de construções, para ver se pode mexer nas paredes sem abalar a estrutura.

Quando o imóvel é alugado, é importante verificar se o proprietário autoriza a reforma. E, quem mora em condomínio precisa avisar ao síndico sobre as alterações que está fazendo em sua residência.

Profissionais qualificados

A montagem dos materiais como o computador, as caixas de som e a mesa MIDI até pode ficar por sua conta. Porém, no caso do isolamento de som é importante contar com um profissional qualificado. Assim garante que o material foi instalado corretamente.

Teste antes de comprar

Apesar de receber críticas positivas, nem sempre os aparelhos de som se adaptam ao que você precisa para o seu estúdio. Sempre que for comprar, seja um microfone ou um computador, solicite mais informações e teste o aparelho na loja.

Atenção ao tamanho dos materiais

Seu estúdio de música terá um espaço máximo que pode ser utilizado sem que fique apertado demais. Por isso, você precisa investir em aparelhos que caibam no local tranquilamente. As versões compactas podem ser muito úteis em alguns casos.

Pronto para montar seu estúdio em casa? Não se esqueça de pesquisar com calma e investir nos melhores materiais para construir seu home estúdio.

Recomendado pelo Google: