Oito cidades do Sertão da Paraíba saem do racionamento após chuvas
Determinação foi feita por diretor da Cagepa, que gere o abastecimento. Cidades recebem água dos açudes de Coremas e Mãe D'água.
Uma determinação temporária da Companhia de Águas e Esgotos do Estado da Paraíba (Cagepa) suspendeu o racionamento de água em pelo menos oito cidades do Sertão paraibano. A medida foi tomada depois das altas precipitações de chuvas registradas na região, nas últimas semanas, que melhoraram o nível de água nos reservatórios que abastecem os municípios.
As cidades que vão deixar o racionamento são Cajazeirinhas, Pombal, Vista Serrana, Paulista, Catolé do Rocha, Brejo do Cruz, Belém de Brejo do Cruz e São Bento.
A determinação foi assinada pelo diretor de operação e manutenção da Cagepa, José Mota Victor, nesta terça-feira (14), mas a informação só foi divulgada nesta quarta-feira (15).
De acordo com a Cagepa em Pombal, as cidades que estavam em racionamento desde o mês de fevereiro são abastecidas pelos açudes Coremas e Mãe D’água, através dos rios Coremas e Piranhas, por meio de um sistema de captação flutuante. No regime de água adotado, o abastecimento das cidades era suspenso das 5h do sábado até as 5h da segunda-feira. A suspensão é temporária, até segunda ordem da companhia.
De acordo com os dados da Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa), no mês de fevereiro, o açude de Coremas, que tem capacidade para armazenar 591.646.222 metros cúbicos de água, estava com apenas 16.338.069, o que corresponde a 2,8% da capacidade total. Neste mês de março, ele está com 20.015.763, que equivale a 3,4%. Em pouco mais de um mês, ele teve uma recarga de 3.677.694 (0,6%).
Já o açude Mãe D’água, que tem capacidade para armazenar até 567.999.136 metros cúbicos de água, estava com apenas 24.552.886, o que corresponde a 4,3%, voltou a este mesmo percentual neste mês de março.
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário