Vícios x desigualdades sociais
Infelizmente, o planeta em que vivemos ainda está em meio aos vícios, injustiças e corrupções. Lamentamos muito as desgraças que caem sobre a nossa cabeça, e não percebemos que estas são apenas as conseqüências dos nossos próprios atos.
Não é possível haver felicidade quando o egoísmo e o orgulho predominam. Sem benevolência e cooperação não é possível a construção de uma sociedade justa e pacífica. Por orgulho, a pessoas ainda acham-se superiores às outras, ou seja, sempre queremos ultrapassar ou ser melhores que os outros a todo custo.
Na maioria das vezes as pessoas menosprezam a condição do próximo, procurando na riqueza e na ambição o maior objetivo de vida, ignorando assim as leis morais que Jesus nos deixou.
Medidos pelo ouro
A sociedade só enxerga o rico, deixando de lado o pobre carente de proteção e amparo, ou seja, somos medidos pelo ouro que temos e não pelas nossas virtudes.
Na sociedade, quando o homem é possuidor de vício dourado, que é representado pelos corruptos poderosos e ricos de mau caráter, a aceitação do público é bastante comum e seus nomes estão sempre em alta.
Discriminação
Entretanto, aqueles que não têm poder nem fortuna, são combatidos por todos, como algo sem valor, que não serve pra nada. Por exemplo, se para os ricos beber é um ato elegante, já para os pobres este ato é considerado como “encher a cara”, ou ser um alcoólatra. Porém tanto o vício como as conseqüências são os mesmos, para todos, diferindo apenas o tratamento que é dado aos mesmos.
Não devemos discriminar as pessoas só porque são de diferentes condições, pois sendo ricos ou pobre o vício é sempre vício, independente de ser dourado ou em farrapos, devendo ser combatido pela sociedade de forma equilibrada, procurando sempre acabar o mal e não o malfeitor.
Importante
È importante esclarecer ao indivíduo viciado as conseqüências físicas, morais e espirituais das atitudes equivocadas, pois assim estaremos conduzindo o indivíduo vicioso ao caminho do bem sem enganos.
Assim, quando o ser humano despertar para a realidade de que a sua infelicidade é resultado direto de suas viciações e imperfeições utilizará de todas as suas forças para eliminá-lo de seu mundo íntimo, contribuindo também para a erradicação do mal na sociedade.
Importante alerta:
“Pobre raça humana cujo egoísmo corrompeu todas as sendas, toma novamente a coragem, apesar de tudo. Em sua misericórdia infinita, Deus te envia poderoso remédio para os teus males, um inesperado socorro à tua miséria. Abre os olhos à luz: aqui estão as almas dos que não vivem na Terra e que te vem chamar ao cumprimento dos deveres reais. Eles te dirão, com a autoridade da experiência, quanto às vaidades e grandezas de vossas passageiras existências são mesquinhas a par da eternidade. Lá te dirão que o maior é aquele que haja sido o mais humilde entre os pequenos deste mundo, que aquele que mais amou os seus irmãos, será também o mais amado no céu; que os poderosos da Terra, se abusaram se sua autoridade verão ser reduzidos a obedecerem os seus servos, e que finalmente a humildade e a caridade, irmãs que andam de mãos dadas, são os meios de se obter graças diante do eterno”
Adolpho, Bispo de Argel, 1862
Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Sistema Diário de Comunicação.
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br/colunistas, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário